300_660_image

A Goodyear desenvolveu um pneu capaz de gerar eletricidade de forma autônoma. O produto ainda é um protótipo, mas tal pesquisa é essencial para melhorar a autonomia de carros híbridos e elétricos.

O segredo desse pneu está nos materiais utilizados na sua construção. Além dos tradicionais, foi incluída um termo-piezoelétrico. O material aproveita o calor do pneu para gerar eletricidade. Isso acontece tanto quando o carro está parado ou em movimento, já que tanto o calor como o material se modificam para que o pneu absorva o maior calor possível. Para balancear tudo, o pneu tem um sistema de refrigeração à ar, por segurança.

Além disso, o pneu se encarrega de converter a deformação e vibrações que sofre quanto está em movimento para a energia elétrica. O protótipo recebe o nome BHO3.

A Goodyear também apresentou um segundo pneu, que também não tem fase de início de produção, e que foi desenvolvido com uma estrutura interna composta por três tubos que se adaptam à pressão e as condições da estrada.

650_1000_goodyear-amt-tire

De acordo com o terreno ou as ordens indicadas, o pneu pode inflar ou desinflar suas câmaras, com a ajuda de uma bomba interna. É possível por exemplo ter a máxima pressão para otimizar o consumo, inflar um pneu específico para melhorara a velocidade, ou evitar a aquaplanagem.