Se você é um gamer, e é fã da plataforma da Sony, certamente esse anúncio não te pegou de surpresa. Tal como era esperado por todos nós, durante o evento realizado em Tóquio hoje (27/01), o CEO da empresa, Kazuo Hirai, apresentou o sucessor do PSP. O PSP2, que recebe o apelido de NGP, se torna oficial depois de meses e meses de rumores.

Abaixo, temos algumas de suas características técnicas: tela OLED touch de 5″ (960 x 544), processador central ARM A9 quad-core e processador gráfico Imagination Technologies PowerVR SGX543MP4+, dois sticks analógicos, suporte à conexões 3G, GPS, WiFi, touchpad posterior e câmeras frontais e traseiras, além de acelerômetro/giroscópio (similar ao que temos no PlayStation Move) e bússola eletrônica. Obviamente, será compatível com a nova plataforma PlayStation Suite, que você conhecerá ainda hoje aqui no blog TargetHD, e seu desenho não se difere muito do modelo original.

Sobre sua GPU, não revelaram muitos detalhes, mas a Sony enfatiza que é “a mais avançada de sua categoria”. E ficou nesse comentário. O painel traseiro é muito chamativo, e tem dimensões próximas a da tela frontal, podendo ser usada de forma simultânea com os controles da parte dianteira. Fica aqui a dúvida: como a Sony vai explorar isso nos seus próximos jogos.

Ao que tudo indica, a mídia UMD desapareceu de vez nesta nova versão, apesar da Sony não deixar claro como eles vão integrar os novos jogos no console portátil. Entre os títulos citados na coletiva, falaram de Killzone, Uncharted e Little Big Planet.

A disponibilidade do novo console foi anunciado para o próximo Natal (exatamente: eles anunciaram em janeiro algo que provavelmente chegará nas lojas em dezembro). Sem preço anunciado.

Falando um pouco mais sobre seus detalhes técnicos: ele possui dimensões de aproximadamente 182 x 18,6 x 83,5 mm, seu touchpad traseiro é do tipo capacitivo, ele possui alto-falantes estéreo e microfone integrados, seu WiFi é no padrão 802.11 b/g/n, e seu Bluetooth é 2.1. Mais novidades sobre o PSP2, postaremos no blog, assim que aparecerem.

via SCEI – Sony