Enquanto quarta-feira (20) não chega, os rumores sobre o suposto PlayStation 4 seguem a todo o vapor nos veículos especializados no mundo dos games, e até sendo divulgados em grandes fontes de notícias. De acordo com o Wall Street Journal, a Sony deve anunciar que o novo console vai permitir que os gamers executem os jogos do PlayStation 3 através da tecnologia de streaming da Gaikai.

É sempre bom lembrar que a Sony comprou a Gaikai no ano passado pela bagatela de US$ 380 milhões. A tecnologia de streaming do futuro console deve ser detalhada durante a apresentação da próxima quarta-feira, e as fontes do WSJ são as famosas “fontes anônimas familiarizadas com os planos da empresa”.

De acordo com essas mesmas fontes, além de rodar seus jogos com as mídias físicas tradicionais (discos físicos em Blu-ray, provavelmente), o sistema de streaming de jogos via cloud computing promete ser a grande novidade desse novo console. Assumindo que essa informação seja verdadeira, o recurso tem os seus prós e contras. Se por um lado o sistema de jogos na nuvem pode ser acessado em qualquer lugar e sem a necessidade de mídias físicas (tornando assim a aquisição de jogos algo mais prático e barato), por outro lado, os usuários podem encarar o inconveniente de ter que comprar os jogos novamente no formato virtual, uma vez que (muito provavelmente) a Sony não vai permitir a retrocompatibilidade dos títulos do PS3 no PS4.

É claro que ainda existe a possibilidade da Sony oferecer algum tipo de desconto ou outros benefícios para os gamers que já possuem os títulos para PS3, para reduzir os custos dos jogos via streaming. Até agora, nenhuma informação adicional for revelada, nem mesmo detalhes sobre como esse serviço vai funcionar exatamente. E tudo indica que esses mistérios só serão revelados na próxima quarta-feira.

As fontes também informam que a Sony deve também apresentar novidades para o PlayStation Move, com novas câmeras para um melhor desempenho.

O evento da Sony na quarta-feira acontece em Nova York. Fiquem ligados! O TargetHD vai te manter atualizado sobre as novidades apresentadas pela gigante japonesa.