Não resta dúvidas que a fotografia móvel está indo muito longe. A prova disso é o fato do Instagram ter alcançado recentemente a marca de 100 milhões de usuários ativos por mês. Mesmo assim, os filtros e retoques geraram como consequência fotos retocadas sem o olhar de um profissional. Por causa disso, o Adobe Photoshop Touch chega para os amantes da edição de imagens em nível profissional, e que desejam usar esses benefícios nos smartphones com iOS e Android.

O Adobe Photoshop Touch está disponível para os tablets Android desde o final de 2011, e para o iPad a mais de um ano, porém, ainda não estava disponível para os smartphones. Muitos usuários reclamavam do preço do aplicativo para os tablets (8 euros), e na versão mobile, o seu preço é muito mais atraente: 4.49 euros. O valor é bem acessível, se levarmos em conta todas as possibilidades que o aplicativos nos oferece. Porém, vale lembrar que a Adobe segue mantendo uma alternativa totalmente gratuita, mas com recursos limitados (o Photoshop Express, disponível nos tablets e smartphones).

Apesar do tamanho reduzido dos smartphones, a interface do aplicativo parece ter se adaptado perfeitamente, sem eliminar funções tão necessárias, como poder trabalhar utilizando camadas de filtros ou partes selecionadas da foto. Muito além da edição de imagens em smartphones, o recurso Adobe Creative Cloud presente no aplicativo permite a sincronização das fotos para uma posterior edição no computador, no tablet ou smartphone.

O único ponto negativo é que não estamos diante de um aplicativo unificado. Se compramos a versão para iPad, temos que comprar novamente o app para o iPhone. O mesmo acontece com os dispositivos Android. Por outro lado, se o smartphone é sempre o nosso companheiro de fotografia, o investimento vale a pena, pelo menos para um formato final mais profissional.

Download:

Photoshop Touch for iOS
Photoshop Touch for Google Play