philips-grocery-store-lighting

A Philips anunciou o desenvolvimento de um sistema de luz inteligente para supermercados. O objetivo é levar o consumidor aos locais exatos dos produtos que estamos procurando, evitando que andemos mais que o necessário.

Através de um infográfico (no final do post), a Philips mostra como o seu sistema funciona. Inicialmente, podemos pensar que as luzes vão ficar acendendo e apagando para desenhar as rotas para o usuário, mas isso não seria algo muito prático. Mas sim, temos que levar em consideração que em um supermercado, não estamos sozinhos.

Na prática, o sistema utiliza um protocolo de conectividade, que está em desenvolvimento para ser utilizado nas lâmpadas LED. Através de uma simples modificação no diodo, é possível obter transferências sem fio de 2 Mbps. Deste modo, podemos buscar um produto através de um aplicativo móvel, que consegue nos informar onde está localizado como referência o sistema de iluminação da loja.

O objetivo da Philips é ajudar os compradores a encontrar o produto de forma rápida, e aproveitar a navegação com o smartphone para mudar a forma que nos movimentamos na loja. Como conceito, é algo interessante, mas é importante esperar pelo seu desenvolvimento. Será realmente possível aproveitar o sistema de comunicação de luzes LED para não depender de uma rede WiFi ou conexão de dados para localizar produtos? Vai ser interessante acompanhar não só o desenvolvimento desse projeto, mas também todos aqueles que tentam tornar os estabelecimentos comerciais mais tecnológicos e conectados.

philips-1

Via Engadget