Sempre que falamos nos óculos/tela, pensamos em complexos sistemas de realidade aumentada, com fins produtivos ou lúdicos, como o ProjectGlass ou os diversos modelos desenvolvidos especificamente como monitores, mas o aparelho criado pelos pesquisadores da Universidade Carlos III de Madri busca algo mais louvável, que chega ao nosso mundo via Google Ads: ajudar as pessoas com problemas de visão a detectar possíveis obstáculos em seu caminho.

Utilizando tais óculos e um computador portátil (que com alguma sorte pode ser substituído no futuro por um smartphone ou algum dispositivo mais portátil), o acessório permite localizar objetos ou pessoas nas proximidades, e ressaltar tais objetos desenhando um perfil colorido ao seu redor. A tonalidade do objeto varia dependendo da distância, oferecendo assim uma certa sensação de profundidade, para tornar mais fácil a orientação espacial do usuário.

O protótipo está sendo desenvolvido em colaboração com o Instituto de Oftalmologia Aplicada da Universidade de Valladolid, que se encarregará de levar adiante os ensaios químicos. Os primeiros resultados devem ser publicados até o final do ano.

Via Phys.org