algoritmo-csi

O momento que todos os amantes da fotografia esperava parece ter finalmente chegado. Pesquisadores da Universidade de British Columbia criaram um algoritmo capaz de explorar ao máximo a sua velha câmera digital, que normalmente oferecem resultados abaixo do considerado ideal nas fotos, mas que podem ser corrigidos, com a ajuda da matemática.

Tal e como você poderá ver no vídeo no final desse post, a técnica é capaz de corrigir trepidações e todo o tipo de anormalidades cromáticas, oferecendo como resultado imagens muito nítidas. Ainda que o exemplo demonstrado se aplique às lentes intercambiáveis de câmeras reflex (e seja executado por um software em um computador), não resta dúvidas que o segmento que pode realmente se beneficiar dessa descoberta são as câmeras dos smartphones.

Com uma integração total com o sistema operacional do telefone, ele pode corrigir de forma imediata a foto, já permitindo que o usuário compartilhe na sua rede social preferida a melhor imagem possível, sem precisar perder tempo registrando de novo aquela foto que, em muitos casos, só pode ser registrada uma vez, naquele momento.

Vídeo que ilustra esse novo algoritmo a seguir.

SimpleLensImaging Heide2013 from Felix Heide on Vimeo.

 

 

Via PetaPixel, Universidade de British Columbia