Você pode até dar risada desse povo que fica tomando chuva e frio na cabeça por dias a cada lançamento da Apple, mas saiba que, de forma efetiva, isso faz um bem danado para eles. O site MarketWatch publicaram nesta semana um estudo curioso, que procura saber por que os fãs da Apple gostam de esperar por horas em condições pouco favoráveis, apenas para ter o prazer de comprar um novo smartphone da empresa, quando poderiam simplesmente encomendar o produto pela internet, e receber o produto por e-mail.

Segundo o estudo, para os fãs da Apple, ficar em uma fila de um lançamento do iPhone não é apenas “ficar na fila, esperando no tempo”. É um evento social, e pelo simples (e coerente) motivo do ato de comprar em lojas e shoppings ser um evento coletivo. O estudo indica que quando os fãs da Apple se reconhecem em uma fila de lançamento de produto, eles reforçam a decisão de comprar produtos da empresa, e isso cria um senso de identidade junto ao grupo de pessoas que ali estão pelo mesmo objetivo que ele.

Ao ler esta afirmação, você pode até pensar que os usuários da Apple são um bando de “marias vai com as outras”, mas na verdade, não há nada de errado nesse comportamento. Segundo o professor de marketing Daniel Ladik, a melhor coisa que eles podem fazer por eles mesmos é justamente o que eles estão fazendo enquanto esperam na fila do lançamento de um novo iPhone: se socializar com outras pessoas no mundo real, diferente de você, que fica aí interagindo com o mundo através da tela do computador.

A consequência direta desse ato de socializar é o aumento da auto estima do usuário. Afinal de contas, ele está encontrando com os seus iguais, com pessoas que contam com os mesmos interesses, gostos e afinidades, e as pessoas se sentem bem com isso. Até mesmo você, que não é fã da Apple, se passar por essas experiências, terão esse mesmo efeito moral. Experimente!

Via MarketWatch