DOOM

A internet evoluiu muito com o passar dos anos, e os sites que deram forma à ela também. Sua qualidade em geral melhorou muito, mas isso também aumentou o seu peso, ao ponto da média hoje ser o equivalente ao jogo DOOM original.

De acordo com os dados disponíveis, a maioria das páginas webs que povoam a internet contam com um peso de 2.301 KB, número quase idêntico aos 2.250 KB que pesava a versão do DOOM original para MS-DOS. Não resta dúvida que nestes resultados influenciaram muitos sites bem velhos e que, em sua maioria, estão abandonados. Mas é um dado muito interessante, se pensarmos que uma página que visitamos hoje ocupa o mesmo que um jogo que, na sua época, exigia várias horas do gamer diante do computador.

Na prática, 2 MB para uma página web não é muito, mas dentro dela o que mais pode pesar são as imagens, principalmente aquelas com resoluções elevadas.

peso-web

Vendo o gráfico, podemos concluir claramente que a tendência de aumento do peso das páginas web é algo mais que evidente, ainda que em algumas das mais conhecidas e populares do momento conseguiram reduzir o seu peso para se tornarem mais amigáveis para a navegação móvel e conexões de baixa velocidade.

Como hoje temos mais conteúdo e produzimos mais conteúdo que é enviado para a internet, a tendência de aumento de peso das páginas web é algo considerado inevitável. Principalmente se olhamos para aspectos específicos da tecnologia, como um maior número de imagens, imagens de maior qualidade, vídeos de alta resolução, entre outros.

Via Mobiforge