Não faz muito tempo, a ordem era essa: teclado é uma coisa, controle remoto é outra, e parece que nada poderia misturar os dois. Até que os HTPCs chegaram e, logo depois, também chegaram os widgetes. O resultado disso é que agora temos televisores com telas de alta definição e serviços adicionais via internet, mas nos faltava o controle remoto que pudesse aproveitar todas estas oportunidades. Alguns fabricantes, pensando neste filão de mercado, começam a desenvolver teclados sem fio com função de controle remoto, e de tamanhos diminutos, e a Motorola é mais uma que aqui apresenta a sua opção.

Durante a IBC 2010, que está acontecendo em Amsterdã, Holanda, a empresa nos lembra que sabe fazer muito mais do que telefones, apresentando novos controles para seus dispositivos da sala. Dois deles chamam destaque, um deles é o YXboard, que aparece na foto acima, chega disposto a conquistar os usuários com seu teclado QWERTY, ativado junto aos demais botões por um sensor que detecta a orientação do dispositivo para evitar a troca de canal em momentos inconvenientes. A Motorola informa que estará disponível no final do ano, ainda que não sabemos se de forma independente, ou através das empresas de TV a cabo.

Já o NYXgreen também tem seu interesse, apesar do seu desenho convencional, uma vez que ele substitui as típicas baterias recarregáveis, por super-condensadores. O resultado é uma autonomia de duas semanas, mas (e aí chega o detalhe curioso) só precisa uma carga de apenas 60 segundos, via USB. Supostamente foi pensado para ser usado em hotéis, onde trocar as baterias resulta “custo e ineficiência”. Infelizmente, não temos data de lançamento. Mas fotos, nós temos.

Fonte