iphone-4s-ios-8

O iOS 8 é sim compatível com o iPhone 4S. Porém, na prática, a atualização pode resultar em um desempenho empobrecido no dispositivo, o que pode levar muito usuários a repensarem se vale a pena fazer o update.

O site Ars Technica explica que o iOS 8 é pesado demais para o processador do iPhone 4S, que é um modelo que tem um quarto da potência de um iPhone 5s. Com a atualização – de acordo com os relatos do site -, os aplicativos demoram mais para abrir, com um aumento no tempo de carga de até 50% em relação ao iOS 7. Em tempo real, o atraso pode ser de aproximadamente um segundo. Pode não parecer muito, mas os mais exigentes certamente vão notar a diferença.

Nos primeiros testes, também foram observados fotogramas que se perdem, ou arrastos nas transições animadas da interface. Nada disso produz um atraso real no processo, mas as falhas pioram a experiência de uso.

Além disso, algumas funções do iOS 8 ocupam mais espaço na tela. Isso não acontece com os dispositivos com telas de 4 polegadas (iPhone 5 e 5s), mas na pequena tela de 3.5 polegadas do iPhone 4S, o espaço de exibição fica limitado, especialmente em funções como o sistema de texto preditivo do teclado do iOS 8, que rouba muita altura da tela.

Mesmo com muitas características do iOS 8 aproveitáveis no iPhone 4S, muitas outras ficam de fora no antigo dispositivo. O iPhone 4S não possui suporte para o AirDrop, TouchID (óbvio), Handoff ou OpenGL 3.0. Também não é compatível com a nova API Metal Graphics, nem com aplicativos otimizados para 64 bits, ou que fazem uso dos chips da série M.

Resumindo: você pode instalar o iOS 8 no iPhone 4S, mas ao fazê-lo, você vai renunciar a algumas coisas, e principalmente, perder um pouco de desempenho. Você não perde o seu smartphone, mas é importante pensar as suas prioridades antes de atualizar. É provável que a Apple resolva esses problemas no 4S nas próximas atualizações, e esperar um pouco não custa nada.

Via Ars Technica