internet movel

 

De acordo com o StatCounter, pela primeira vez na história se acessa mais a internet via dispositivos móveis do que em computadores tradicionais.

Em nível global, o uso da internet através de smartphones e tablets alcançou os 51,3% de cota, deixando os computadores tradicionais com 48,7%.

 

internet_usage_2009_2016_ww

 

O StatCounter comenta que este resultado é um sério aviso para pequenas empresas, comerciantes individuais e profissionais, que devem deixar os seus sites amigáveis para os dispositivos móveis, já que muitos dos mais antigos não são.

Não apenas o prejuízo da usabilidade do internauta, mas também para melhorar o seu posicionamento no Google, que premia os sites adaptados para os dispositivos móveis.

Por outro lado, o acesso móvel é predominante nos países em desenvolvimento. Por exemplo, a Índia produz 75% dos seus acessos pelos dispositivos móveis.

Nos países desenvolvidos, o computador tradicional tem mais uso, mas seguem a tendência mundial de ver os dispositivos móveis ganhando terreno.

 

 

Uma previsão de aumento contínuo do uso da internet móvel

 

Por outro lado, a Zenith Media prevê que os dispositivos móveis abarcarão 75% do uso de internet já em 2017.

Aqui fica claro a mudança da era do uso de computadores e de suas consequências em muitos âmbitos, como hábitos de consumo, vendas, publicidade, forma de realizar compras e vendas e até o desenvolvimento de software.

Outro dado importante está relacionado à publicidade. Se em 2016 a cota de publicidade para mobile será de 44%, para 2017, ela deve subir para 52%, superando pela primeira vez os computadores tradicionais.

Para 2018, é esperado que a publicidade via internet móvel represente 60% de toda a publicidade na internet, com um investimeto de US$ 134 bilhões.

 

Via StatCounter