A PayPal não ia deixar a Square se apoderar do mercado de pagamentos móveis com cartões de crédito, e agora, a divisão de maior sucesso do eBay torna oficial a sua opção para o mercado: o PayPal Here.

John Donahoe, CEO do eBay, apresentou em San Francisco este pequeno conector de desenho triangular (que por enquanto é exclusivamente compatível para o iPhone), que foi concebido para fazer cobranças de um cartão de crédito ou de débito, cheques (a partir do escaneamento com a câmera do dispositivo) ou conta do PayPal, e transferir imediatamente o dinheiro para a sua conta do PayPal ou aplicativo ad hoc. Sem demoras, nem complicações (é o que eles prometem). De forma adicional, o aplicativo PayPal vai permitir aos consumidores encontrar estabelecimentos comerciais compatíveis com o sistema.

Tanto o hardware como o aplicativo do PayPal Here serão gratuitos, mas a empresa vai cobrar uma comissão de 2,7% ao estabelecimento receptor, que vai receber um cartão de débito para acessar os seus fundos, e conseguir uma devolução de até 1% em determinadas compras.

O PayPal Here, por enquanto, só está disponível em algumas lojas dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Hong Kong. A partir do mês de abril, o produto será oferecido de forma geral (junto com um aplicativo Android) em mercado selecionados, e mais adiante, a empresa vai expandir os planos de distribuição para o restante do planeta.

Via PayPal