PatriotUSB31

A Patriot apresentou o primeiro pendrive USB Type C do mercado, com o padrão USB 3.1. Como a sua utilização (nesse momento) se limita praticamente ao MacBook ou ao Chromebook Pixel, o pendrive da Patriot inclui também um conector USB 3.0 na sua outra extremidade.

Esta é uma boa maneira de garantir a compatibilidade com os demais produtos, até que o padrão USB 3.1 se torne mais popular. E isso não deve demorar, já que a ASUS também anunciou novos modelos com suporte para essa porta.

A vantagem do USB Type C (ou USB 3.1) é a sua largura de banda de dados de até 10 Gbps, além do fato de ser um conector reversível, podendo funcionar em qualquer posição, poupando o usuário de problemas técnicos quando forçamos a conexão no sentido errado na porta USB convencional.

Além disso, o Type C suporta recarga de energia escalável e está preparado para suportar as necessidades de aumento de desempenho futuro do grande padrão de conexão de periféricos. O conector não é compatível com as versões anteriores da USB, ainda que para facilitar a transição, a indústria oferecerá um adaptador cabeado para suportar as versões anteriores.

A Patriot oferece as versões do pendrive USB Type C nas capacidades de 32 e 64 GB. Preços não foram anunciados.

Via Tom’s Hardware