650_1000_apple-gopro-patent

34 novas autorizações de patentes cedidas pelo Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos para a Apple escondem uma patente de uma câmera de ação, que pode ser controlada à distância.

Vale destacar que a Apple é uma das empresas que mais registra patentes todos os anos, e muitos desses projetos jamais verão a luz do mercado. Mas o mais interessante dessa patente (ingressada na USPTO em 2012) é que sua simples descoberta fizeram com que as ações da GoPro despencassem em 14%.

Outro detalhe interessante está no fato da patente conter elementos de uma patente de propriedade da Kodak, que foi adquirida pela Apple no passado.

O site Patently Apple informa que, caso essa patente algum dia veja a luz, teremos uma câmera com um mecanismo integrado que permite uma instalação simples em bicicletas, capacetes, motocicletas, pranchas de surfe e outros, podendo ser controlada à distância, seja por um controle remoto, um smartwatch, ou pelo iPhone.

650_1000_apple_gopro_cam

Também se fala que tal câmera e seu sistema será à prova d’água, permitindo a captura de fotos, vídeo e áudio de forma submersa. Um dos grandes diferenciais será o design aerodinâmico de grande durabilidade, mas é preciso mencionar que a patente só fala de um sistema de captura de imagens e um controle remoto, e não necessariamente uma câmera de ação.

Vale lembrar que a Apple tentou no passado entrar no mercado de câmeras, com resultados pobres. Por outro lado, as câmeras presentes no iPhone são excelentes. Logo, a ideia de uma câmera como dispositivo da Apple não é algo tão absurdo assim.

Enquanto isso se confirma ou novos indícios aparecem, o estrago já está feito, e muitos investidores da GoPro decidiram se retirar antes da possível entrada da Apple no seu mercado, o que sem dúvida poderia dar uma nova perspectiva de mercado para as câmeras de ação em um futuro próximo.

Via BloombergPatently Apple