650_1000_nike-zapatillas

A Nike possui um serviço de personalização de tênis, o NIKEiD, onde os compradores podem customizar os designs dos produtos antes de comprá-los. No futuro, esse sistema pode dar um passo além. A empresa registrou uma patente de um novo sistema que faz uso de óculos de realidade aumentada para modificar o aspecto visual de um tênis.

A ideia lembra de certo modo o projeto HoloLens da Microsoft, mas a patente da Nike cita um ‘dispositivo de interação’, que pode ser um ponteiro ou caneta, onde os designers poderiam desenhar e editar o projeto do calçado sobre o tênis virtual.

650_1000_nike-ra

O usuário veria nos óculos uma interface similar ao dos programas de desenho ou edição fotográfica, e poderia adicionar objetos e formatos ao design final, que seria visto o tempo todo. Não fica claro se o sistema estaria disponíveis para os clientes, ou se é exclusiva para os desenvolvedores da Nike, mas não é provável que eles fabriquem óculos de realidade aumentada para esse fim. Talvez eles fecham parcerias com algum fabricante para implementar a solução de forma prática no futuro.

Via Quartz