O mundo da publicidade está sempre buscando diferentes formas de medir se uma determinada campanha está afetando positivamente (ou não) o consumidor, através das vendas. Pois bem, uma nova patente da Microsoft mostra um sistema que pode funcionar em parceria com o Kinect, sendo capaz de medir o estado de ânimo da pessoa que acabou de ver um filme publicitário na TV.

A ideia é utilizar a câmera do Kinect para capturar a reação do usuário, e posteriormente, analisar esta reação ao extremo, e ver quais as mudanças que poderão ser realizadas para melhorar a abordagem junto ao consumidor.

Obviamente, o sistema não seria utilizado apenas para esta finalidade, mas esta seria uma de suas aplicações com maior potencial. Na prática, é algo muito simples: se um usuário olha de forma mais atenta para um comercial, nã significa o mesmo que, depois de 10 segundos de filme, ele mover a cabeça de forma negativa. O Kinect seria capaz de diferenciar tais reações, coletando os dados que serão analisados por especialistas em um momento posterior.

Via Gizmologia