windows-server-2003

Apesar do fim do suporte oficial, vemos que a confiança no Windows Server 2003 por parte de vários sites da web segue forte. Segundo dados da Netcraft, aproximadamente 175 milhões de sites seguem funcionando com esse sistema operacional.

Traduzindo: 20% do total das páginas que participaram do estudo são gerenciadas pelo Windows Server 2003, dado que é preocupante, ainda mais quando sabemos que algumas das páginas sustentadas por essa versão são dedicadas ao setor bancário.

Entre os países mais afetados pelo fim do suporte ao Windows Server 2003 estão os Estados Unidos e a China, dois gigantes globais que não se prepararam a tempo para atualizarem os seus servidores. Uma estimativa aproximada estabelece que teríamos aproximadamente 609 mil servidores que ainda usam essa versão do Windows, ou aproximadamente 10% dos servidores ‘web-facing’ atuais.

windows_server_2003_use

Os problemas de segurança que podem aparecer com o uso de um sistema operacional ‘morto’ são evidentes, mas imaginamos que uma parte dos afetados decidiram contratar o suporte estendido da Microsoft enquanto se preparam para uma migração.

Via DvHardware