Paramount

A Paramount anunciou que será o primeiro estúdio a encerrar a sua distribuição de filmes no formato físico (35 mm) nos cinemas dos Estados Unidos, voltando-se exclusivamente para o formato digital.

Pelo menos por enquanto, a mudança é válida apenas para o mercado norte-americano. “Anchorman 2”, que chegou aos cinemas em dezembro de 2013, foi o último filme a ser oferecido no circuito em formato físico. “O Lobo de Wall Street” foi o primeiro a ser distribuído exclusivamente no formato digital por lá.

A mudança é importante, não apenas porque é mais simples oferecer os filmes aos cinemas em múltiplos formatos via digital (3D, 48 FPS, 4K, etc), mas também pelo quesito custo (um filme em 35 mm custa aproximadamente US$ 2 mil por unidade, enquanto que discos digitais podem ser fabricados e distribuídos por US$ 100).

Além disso, tal decisão abre o caminho para a distribuição de filmes através da internet ou até mesmo para transmissões via satélite.

Porém, isso não quer dizer que tal mudança será adotada de imediato em outros mercados. Para a América Latina, é esperado que a Paramount siga enviando os filmes no formato 35 mm, uma vez que a maioria das salas de cinema do continente ainda adotam essa tecnologia. Diferente dos EUA, onde apenas 8% das salas não contam com projetores digitais.

Via LA Times