ask-java

A Microsoft incluiu a barra Ask como um malware, ou seja, a partir de agora ela será detectada e eliminada pelas versões atualizadas das ferramentas de segurança da empresa (Windows Defender, Security Essentials ou Microsoft Safety Scanner).

A barra Ask é mais um daqueles Bloatwares que irritam a muitos usuários. Ele muda a página inicial do seu navegador, o seu provedor de busca padrão, ocupa espaço na tela e é difícil de ser desinstalado para a maioria dos usuários. Além disso, a maioria das empresas de segurança já colocaram o Ask na categoria de malware, como um ‘browser hijacker’.

Ele é instalado em conjunto com aplicativos gratuitos, como um opcional, mas não são poucos os usuários que passam batidos pelas telas de instalação, e acaba instalando o software sem perceber.

O que torna o Ask mais detestável é que ele vem junto com o instalador do Java. É inexplicável que uma empresa do porte da Oracle ofereça isso, mesmo que de forma opcional. Mas como dizem por aí, ‘é preciso pagar as contas’. Uma das petições do blog UserVoice da Microsoft é exatamente a eliminação dos Bloatwares em novos equipamentos. Os fabricantes deveriam tomar consciência disso.

Via Liliputing