fibra-optica

A FCC (Federal Communications Comission), entidade reguladora das telecomunicações nos Estados Unidos, fez uma importante mudança na definição de conexão de banda larga no país. Agora, o mínimo exigido para que uma conexão entrar nessa categoria é contar com as velocidades mínimas de 25 Mbps de download, e 3 Mbps de upload.

Antes, essa margem era de 4 Mbps para download, e 1 Mbps para upload. É uma mudança substancial, significativa e necessária, levando em conta o aumento da velocidade de conexões de internet ao redor do mundo. 80% dos norte-americanos contam com uma conexão de pelo menos 25/3 Mbps ou superior, requisito para muitos serviços do país, como por exemplo a retransmissão de conteúdos em UHD.

A Netflix recomenda diferentes velocidades de acordo com a qualidade de vídeo que será reproduzido:

Largura de banda exigidaUso na Netflix
0,5 MbpsMínimo para acessar o serviço
1,5 MbpsRecomendado para acessar o servicio
3 MbpsRecomendado para vídeos em SD
5 MbpsRecomendado para vídeos em HD
25 MbpsRecomendado para vídeos em UHD/4K

25 Mbps, para algumas pessoas, ainda é pouco

25 Mbps é pouco para alguns, que entendem que a FCC precisava estabelecer como o mínimo requerido para as conexões de banda larga a velocidade de 100 Mbps, marca muito acima da realidade da maioria dos usuários e dos serviços, que estão bem longe de precisar dessa velocidade toda.

Porém, o futuro está chegando. As conexões de internet são cada vez mais rápidas, e isso implica que tanto a web como suas funcionalidades aproveitarão essa maior velocidade para novos serviços, melhores imagens e qualidades maiores. Chegará o momento que a FCC vai determinar que a velocidade mínima para banda larga é a partir dos 100 Mbps, mas… quando? Só o tempo vai dizer.

Via Business Insider, The Verge