Você se lembra do ambicioso projeto Courier da Microsoft? Pois bem, boa parte dos seus criadores estão trabalhando em uma startup chamada FiftyThree, que apresenta o Paper, um aplicativo para o iPad que é um híbrido entre prancheta de desenho e placa de anotações, que conta com o sugestivo lema “onde as ideias começam”.

A ideia por trás do aplicativo está na captura das ideias que passam pela cabeça do usuário (esquemas, ilustrações, diagramas, etc) para o tablet, com a possibilidade de compartilhamento na web. O aplicativo é gratuito, mas se você quiser explorar a fundo todos os seus recursos, você precisa comprar os complementos a partir do próprio aplicativo (como pincéis, lápis e paletas de cores).

Como já é de se imaginar a essa altura do campeonato, essa primeira versão possui suporte para a Retina Display do novo iPad, e por enquanto, ocupa uma das primeiras posições entre os aplicativos gratuitos mais baixados. Para fazer o download do Paper, é só acessar a iTunes, clicando aqui.

Via BGR