panasonic-toughpad-4k

Ainda que a demanda por tablets com esse tamanho nunca foi tão forte assim, a Panasonic decidiu lançar o Toughpad 4K ao mercado. O produto foi apresentado oficialmente na CES 2013 em janeiro, e se destaca justamente pela sua tela avantajada, e pela resolução Ultra HD.

O Panasonic Toughpad 4K possui uma resolução de tela de 3840 x 2560 pixels, em uma tela de 20 polegadas multitouch, com 10 pontos simultâneos. Conta no seu interior com um processador Intel Core i5, 8 GB de RAM, 256 GB de SSD, GPU NVIDIA GeForvce 745M e sistema operacional Windwos 8.1.

Sua tela é do tipo LCD IPS-Alpha, que é uma tecnologia patenteada pela Panasonic, que tem como objetivo oferecer tons escuros mais destacados, maiores níveis de contraste e uma imagem de melhor qualidade independente do ângulo de visão do usuário.  O dispositivo foi desenvolvido para ser controlado com os dedos da mão ou com uma caneta do tipo Stylus. A Panasonic inclusive promete que o Toughpad 4K é capaz de digitalizar a escrita à mão com essa caneta.

Além disso, o tablet conta com uma câmera frontal com resolução máxima de 1280 x 720 pixels, além de conectividades Bluetooth e WiFi (pra quê 3G, quando você não vai transportar esse monstro por aí, não é mesmo?). O produto pesa 2.4 kg e sua bateria possui uma autonomia de apenas duas horas de uso.

Executivos da Panasonic informam que este é um tablet que “permitirá aos líderes e responsáveis por tomar decisões a visualização, o compartilhamento, e a administração de informações para obter inovações”. Tais declarações mais confundem do que esclarecem o real objetivo prático de um produto como esses. Quero dizer, entendo que os executivos e os profissionais são o público-alvo do Toughpad 4K. Só resta saber para o quê exatamente eles vão adquirir um produto com tais características.

Para completar, o preço. O Panasonic Toughpad 4K chegará ao mercado dos Estados Unidos em janeiro de 2014, com o preço sugerido de US$ 6 mil.