owncloud-western-digital

A Western Digital fechou uma parceria com o ownCloud para oferecer um produto baseado nos discos rígidos da WD, um Raspberry Pi 2 e o software de armazenamento e sincronização de arquivos do ownCloud, de modo que os usuários possam contar com uma alternativa doméstica aos serviços oferecidos pelo Dropbox.

O projeto está em fase de estudo, mas se seguir adiante, começa a ser comercializado no começo de 2016. A ideia aqui é oferecer aos usuários uma forma segura de armazenar os seus dado em um serviço auto-hospedado.

Com esta combinação, não é necessário montar o ownCloud em um VPS ou em um serviço de hosting tradicional. O software integrado no cartão microSD integrado ao Raspberry Pi 2 conta com a última versão do ownCloud, e uma vez conectado o conjunto (e o disco rígido) na nossa rede local, teremos em nossa casa um pequeno NAS, oferecendo assim um acesso remoto.

Os responsáveis pela iniciativa querem envolver os usuários nesse projeto, e para isso estão enviando as versões preliminares do kit aos membros da comunidade que ofereçam soluções para facilitar o desenvolvimento do serviço para os usuários finais. Para participar da iniciativa, é preciso esperar até o dia 17 de dezembro e seguir as instruções do blog oficial do ownCloud.

Via Blog Oficial do ownCloud