os-x-el-capitan

A Apple disponibilizou a nova versão do seu sistema operacional, o OS X El Capitan, para download. Para aqueles que quiserem desfrutar de todas as suas novidades, basta revisar a lista de atualizações disponíveis em seu sistema atual, e realizar o update.

A seguir, uma lista com o resumo das novidades da nova versão:

– Mission Control passa a oferecer um melhor posicionamento das janelas, de modo que elas não voltarão a ficar sobrepostas, permitindo uma visualização de tudo de forma mais rápida.
– Com o Split View, podemos dividir a tela pela metade, com dois aplicativos exibidos, podendo centrar nosso trabalho nos dois, esquecendo das demais distrações.
– O Safari recebeu melhorias. O Pinned Sited manterá nossas páginas favoritas sempre ao nosso alcance, com uma visualização prévia.
– O Mail recebe as Smart Suggestions, que permite adicionar nomes e eventos aos Contatos e ao Calendário. Também foram incluídos os gestos para apagar mensagens ou a nova visualização na tela completa, desde que seja possível trabalhar com vários e-mails ao mesmo tempo.
– O aplicativo Fotos permite agora a adição de localização em uma imagem, além de poder adicionar ferramentas e extensões de terceiros, onde é possível melhorar nossas fotos.
– O Spotlight passa a ser capaz de oferecer mais resultados, dando informações relacionadas com a previsão do tempo, esportes, bolsa de valores, vídeos de internet e até o transporte público.
– O framework que estreou no iOS também chega ao Mac. O Metal vai melhorar o desempenho gráfico, sendo 50% mais rápido e 40% mais eficiente.
– Melhorou o suporte para os idiomas chinês e japonês, incluindo novas fontes e métodos de entrada mais efetivos.

 

 

O OS X El Capitan é compatível com todos os equipamentos da lista a seguir, ainda que alguns usuários chegaram a instalar essa versão em equipamentos mais antigos e não listados, e tudo funcionou sem problemas (mas não terá o suporte oficial da Apple).

– iMac do meio de 2007 ou posterior.
– MacBook Air do final de 2008 ou posterior.
– MacBook Pro do meio de 2009 ou posterior.
– Mac Mini do começo de 2009 ou posterior.
– Mac Pro do começo de 2008 ou posterior.
– Xserve do final de 2009.
– MacBook com tela retina do começo de 2015.