mwc-2016-logo

A Mobile World Congress 2016 chegou ao fim, e contamos no TargetHD algumas das novidades anunciadas em Barcelona, com apresentações, anúncios, vídeos e fotos. Foram dias intensos, e chegou a hora de fazer uma pequena leitura dos vencedores e perdedores da feira de mobilidade.

 

Os vencedores da MWC 2016

 

A Samsung e o seu show de Realidade Virtual

samsung-unpacked-2016-360-graus-04

Não se falou de outra coisa. A Samsung foi a estrela do dia 21 de fevereiro, quando eles apresentaram os novos Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge, em um evento Unpacked para 5 mil pessoas com os seus óculos de Realidade Virtual, presenteando cada um dos presentes com uma unidade do periférico. E, como cereja do bolo, contaram com a participação surpresa de ninguém menos que Mark Zuckerberg (CEO do Facebook).

 

Os módulos do LG G5

lg-g5-oficial-render-04

Nem todos aceitam a ideia de utilizar módulos em um smartphone, mas ao menos a LG fez com que todos se interessassem pelo LG G5 também por isso. Os coreanos arriscaram, e conseguiram um equipamento bem pensado, oferecendo ao usuário poder de personalização do smartphone com adicionais interessantes, como o adaptador de áudio da Bang & Olufsen. O preço desses módulos será determinante para o seu sucesso ou fracasso, mas ao menos a ideia é muito interessante sob vários aspectos.

 

O Xperia XA da nova família de smartphones da Sony

sony-xperia-x-mwc-2016-03

A Sony apresentou na MWC 2016 uma nova família de smartphones, a Xperia X. São três novos modelos, sendo o mais atraente o Xperia XA, um modelo que será mais barato que seus concorrentes, mas com uma ficha técnica bem decente, inclusive mais atraente que a dos seus dois irmãos, o Xperia X e o Xperia X Performance. O Xperia XA pode ser o modelo que pode ser a salvação da lavoura para a Sony. Resta saber quanto a brincadeira pode custar.

Hugo Barra e o seu Xiaomi Mi 5

xiaomi-mi5-final-27

Poucas podem se dar ao luxo de fazer um evento na MWC em uma quarta-feira, depois de todo mundo, e ainda sair vitoriosa. A Xiaomi mostrou o seu poder de fogo, com um Hugo Barra que soube vender mais um grande smartphone. O Xiaomi Mi 5 tem tudo para ser um sucesso de vendas.

 

A Realidade Virtual

htc-vive-consumer-press-shots-1-1

Nem os próprios desenvolvedores de Realidade Virtual imaginavam uma MWC tão produtiva para eles. O momento é dessa tendência, e várias empresas apresentaram seus acessórios para smartphones na MWC 2016, ao mesmo tempo que empresas como HTC reafirmaram sua aposta nessa tecnologia. Agora, resta esperar que os preços desses acessórios se normalizem para que o grande publico possa comprar esses produtos.

 

Os perdedores da MWC 2016

 

A linha Xperia Z da Sony, e o seu desaparecimento incerto

sony-xperia-z5-family

O lançamento da nova linha Xperia X deixou a todos com uma pulga atrás da orelha. A nova linha tinha qualidades que a aproximava dos últimos três modelos da linha Xperia Z, e em alguns casos superavam com melhorias consideráveis (câmera e processadores mais potentes). Inicialmente, a Sony disse que as duas linhas iriam conviver juntos por um tempo incerto, e estavam destinadas a públicos distintos.

Porém, isso não era 100% certo. Um porta-voz da Sony confessou posteriormente que a linha Xperia Z iria desaparecer, e que o Xperia Z5 era o último modelo inédito dessa família. Ou seja, esqueça um Xperia Z6: a Xperia X é a nova linha que a Sony quer tentar colocar em seu bolso. Veremos se uma mudança de nome era tudo o que a Sony Mobile precisava.

 

Microsoft, e seus smartphones de entrada

microsoft-lumia-650-oficial-04

Tudo ia (mais ou menos) bem até que a Microsoft decidiu lançar um novo smartphone. E no lugar de lançar um modelo mais potente ou próximo do Lumia 950 e Lumia 950 XL, a gigante de Redmond optou por anunciar dias antes da MWC 2016 o Lumia 650. O resultado: uma expectativa bem mais baixa e pouca emoção de uma empresa que precisa tornar o Windows 10 Mobile algo evidente e presente no mercado. Bom, menos mal que a HP tentou salvar a lavoura.

 

A cidade de Barcelona

503462761

A GSM Association tem a sorte de poder realizar a MWC em uma das cidades mais bonitas do planeta, Barcelona (Espanha). Infelizmente, a situação da cidade não foi a ideal durante o evento, com problemas nos transportes públicos que provocaram um colapso no tráfego, influenciando negativamente na perspectiva da cidade manter o evento.

Apesar de Barcelona ter um contrato com a GSM até 2023, o mesmo poderia ser revogado por descumprimento do mesmo diante do caos vivido na semana do evento. Seria uma pena se isso acontecesse, sem falar na perda de injeção econômica que a cidade deixaria de receber (estimada em 436 milhões de euros em 2015).

 

Nós mesmos

mark-zuckerberg-samsung-unpacked

A imagem acima é, provavelmente, a foto da MWC 2016. Registrada por Nicolas Debok e compartilhada por todo mundo, podemos ver aqui como Mark Zuckerberg entra no evento da Samsung e indo para o palco por um dos corredores do recinto.

Ao seu redor, milhares de pessoas permanecem sentadas com os seus óculos de Realidade Virtual, conectadas, absortas em um mundo de mentira e sem saber que o CEO do Facebook estava passando a poucos metros deles. Só descobriram isso depois. Bem depois.

Preciso explicar mais?