650_1000_suhd_samsung_2015

Depois de ser apresentada em Las Vegas, a Samsung torna oficial sua linha de TVs SUHD para o mercado europeu. A nova linha começa a chegar ao mercado em março, e com modelos que começam com 48 polegadas de tela, e podem alcançar as 88 polegadas. A empresa coreana entende que, seguindo a tendência dos últimos anos, a diagonal mínima que os consumidores passarão a pedir em um futuro próximo será de 60 polegadas.

As novas Smart TVs da Samsung para 2015 são compostas das séries 6, 7 e 8, com os modelos top de linha ficando na série 9. O Tizen é o sistema operacional escolhido para gerenciar esses novos modelos, que são curvos (70% das linhas de TVs da Samsung apostam nas telas curvas).

 

Tizen, uma nova tecnologia de tela e um design curvo

A curva e agora a tecnologia de nanocristais confirmam os pilares das novas séries de TVs SUHD da Samsung. Chegam também com o sistema Tizen, mas o ano de 2015 servirá para reafirmar que o futuro do sistema está nas Smart TVs (pelo menos por enquanto).

Dentro da linha SUHD, são três novas séries de TVs (JS9500, JS9000 e JS8500), que contam com nove tamanhos de tela, indo de 48 até 88 polegadas. Todas curvas. De acordo com a Samsung, a curvatura de tela e a melhoria na qualidade de imagem são ideias que contemplam de forma conjunta para obter uma experiência mais imersiva.

Estas novas séries se posicionam na categoria premium (tanto nas diagonais maiores quanto no preço, apesar de ainda não terem valores anunciados), onde a Samsung pretende obter de forma definitiva a liderança dentro desse segmento, onde os modelos OLED são os rivais a serem batidos.

 

O smartphone é, definitivamente, o novo amigo da Smart TV

650_1000_quick_connnect_samsung

Além do Tizen, as Smart TVs 2015 da Samsung potencializam a relação da TV com o smartphone. O recurso mais importante é a função Quick Connect, onde as TVs da Samsung (linha 2015 e modelos atualizados com o Evolution Kit) reconhecem automaticamente os smartphones dos coreanos, emparelhando com eles mediante a tecnologia BLE (Bluetooth Low Energy).

Uma vez realizado esse processo, com um menu bem objetivo, é possível compartilhar conteúdos de vídeo ou duplicar a tela da TV no smartphone e vice-versa, desligar a TV e continuar a ver o programa no smartphone, já que o sintonizador segue enviando o sinal ao dispositivo, mesmo com a TV desligada.

Outra função curiosa é a Briefing on TV, onde o televisor sincroniza com o smartphone os dados como hora, data, previsão do tempo e agenda, para serem exibidos na tela maior.

Sobre o Tizen, as primeiras impressões são boas. A interface é simples, porém, eficiente, sem perder de vista em nenhum momento o conteúdo, e a multitarefa real parece ser um acerto. É possível transitar entre as fontes de sinal de forma mais fluída, quase instantânea, mas se estamos vendo um conteúdo on-demand (YouTube, por exemplo), a transição para outra fonte de conteúdo (como a TV ao vivo) faz com que o sistema pause o conteúdo online em um determinado ponto, que pode ser recuperado posteriormente, sem com que o aplicativo ou o conteúdo precise ser carregado novamente.

Mais fotos das novas Smart TVs SUHD 2015 da Samsung a seguir.

Tizen SUHD 2015 Samsung 2 Tizen SUHD 2015 Samsung 3 Tizen SUHD 2015 Samsung 10 Tizen SUHD 2015 Samsung 7 Tizen SUHD 2015 Samsung 8 Tizen SUHD 2015 Samsung 9 Tizen SUHD 2015 Samsung 6 Tizen SUHD 2015 Samsung 11 Tizen SUHD 2015 Samsung 14