650_1000_quicktype-ios8-2-2

Os responsáveis pelo SwiftKey informaram publicamente que o seu teclado chegará ao iOS 8 no dia 17 de setembro (junto com a nova versão do sistema operacional da Apple). Desse modo, ele vai se tornar um dos primeiros teclados alternativos disponíveis para essa plataforma móvel. A Apple já avisou na WWDC 2014 que outros teclados devem chegar, sendo assim alternativas ao teclado virtual nativo do iOS 8. Mas desde já, muita gente já olha para o Swype e SwiftKey de forma prioritária.

O SwiftKey largou na frente, e estará disponível rapidamente para qualquer dispositivo com iOS 8. Aparentemente, sua interface e especificações serão exatamente as mesmas encontradas na versão Android, onde a previsibilidade de palavras e o “modo Swype” são os grandes destaques. Veremos se a proposta consegue desbancar o teclado nativo da Apple, que de acordo com os seus engenheiros, também melhorou a sua tecnologia de previsão de palavras, que foi batizada como QuickType.

Não sabemos ainda o preço do SwiftKey para iOS, ou se eles vão adotar o mesmo modelo de negócio aplicado no Android (o app é de graça, e você paga pelos temas para personalizar a sua aparência). A segunda abordagem parece ter mais sentido pelo menos no começo de suas ações no iOS, principalmente para atrair a maior quantidade possível de potenciais usuários.

 

Outros teclados devem chegar

650_1000_quicktype-ios8-2

A nova filosofia da Apple nesse aspecto chegou a surpreender os presentes na WWDC. Lá, eles anunciaram o Extensibility, um recurso que permite a integração de widgets em dispositivos iOS 8, além de abrir opções para tornar mais fácil a tarefa de conectar aplicativos – por exemplo, para compartilhar conteúdos em diferentes serviços e redes sociais.

Os teclados alternativos são uma das opções mais solicitadas pelos usuários do iOS, que viram como a filosofia aberta do Android permitia que essa plataforma recebesse soluções excelentes. Não só isso: fez com que o teclado nativo do Android melhorasse de forma notável nos últimos tempos, porém, soluções como as citadas nesse post conseguiram uma cota de mercado respeitável, aumentando a competição nesse segmento de aplicativos.

Por enquanto, empresas como Swype e Flesky já manifestaram o interesse de adentrarem no terreno do iOS, mas certamente veremos uma interessante batalha nesse segmento, onde ideias vindas de desenvolvedores criativos não faltam.