samsung-galaxy-note-3

Eis aqui o resultado pela obsessão por telas cada vez maiores nos smartphones. Segundo a última análise de mercado realizada pelo IDC, 21% dos 261 milhões de smartphones distribuídos em todo o mundo durante o terceiro trimestre de 2013 possuem telas com 5 polegadas ou mais.

Apenas como referência: no mesmo período de 2012, esses dispositivos representavam apenas 3% do mercado. Perceberam a diferença?

O Android (por motivos que eu não preciso me alongar em explicar) domina esse segmento com mãos de ferro, cujo crescimento se viu estimulado por uma impressionante queda de preços em dispositivos com telas de 5 ou mais polegadas. A redução de valores foi de nada menos que 22.8% em relação ao ano passado. Essa queda se explica pelos lançamentos de dispositivos com telas avantajadas, mas com preços acessíveis, como o Samsung Galaxy Gran Duos, ou o Huawei Ascend Mate.

idc-ventas

O relatório do IDC também mostra o cenário geral do mercado de smartphones (como sempre faz), porém, não tivemos muitas mudanças. O Android segue ditando as regras, com 81% do mercado mundial de smartphones (no ano passado, a liderança era de 74.9% nesse período do ano), enquanto que o iOS possui 12.9%. O Windows Phone registrou o maior crescimento entre os principais sistemas, com 3.6% (em 2012, o sistema tinha apenas 2%), enquanto que o BlackBerry segue desaparecendo, saindo de 4.1% em 2012 para 1.7% em 2013.

É possível que as vendas do último trimestre de 2013 seja um pouco mais movimentado. Afinal de contas, são as vendas do Natal, período mais cobiçado entre os fabricantes. Além disso, a Apple deve ter números aquecidos com as vendas do iPhone 5s e iPhone 5c, enquanto que a dupla Microsoft/Nokia também deve registrar aumentos de clientes com os novos smartphones da linha Lumia.

Aí eu te pergunto: a hegemonia do Android começa a ficar ameaçada?

Via IDC