idc-smartphones-featurephones-04-26-13-02

Se você gosta dos números que o mercado apresenta, preste muita atenção nesse post. Segundo o último relatório divulgado pela IDC, pela primeira vez na história, o mercado global vendeu mais smartphones que celulares tradicionais em um único trimestre. Algo que já era esperado há muito tempo.

Os dados do estudo se referem ao primeiro trimestre de 2013, onde 216 milhões de smartphones foram inseridos no mercado, que é o equivalente a 51,6% de todos os dispositivos móveis vendidos no período. É um número importante, pois mostra a clara tendência de maior adoção por parte dos consumidores em relação aos telefones inteligentes, principalmente nos mercados emergentes ou em desenvolvimento, uma vez que estão mais acessíveis para uma gama maior de usuários.

Sobre os fabricantes, o estudo da IDC destaca o crescimento dos fabricantes chineses, como a ZTE e a Huawei, hoje superam em alguns mercados marcas mais tradicionais, como a Nokia e a BlackBerry. Porém, a Samsung aumentou ainda mais a sua vantagem em relação à Apple, principalmente se comparado com as vendas do mesmo período em 2012. A Samsung passou de 29% para 32,7% de cota de mercado, enqunato que a Apple caiu de 23% em 2012 para 17,3% em 2013.

A Sony acabou saindo do Top 5 entre as fabricantes, enquanto que a LG assumiu a terceira posição, com 10.3 milhões de unidades distribuídas, mas seguida muito de perto por Huawei e ZTE. Mesmo assim, se olharmos para o âmbito mundial, Nokia e Samsung seguem dominando o mercado, mesmo com a distância no segmento de telefones convencionais ser um pouco menor em relação aos demais fabricantes nesse momento.

Via Engadget