WhatsApp

 

No final de 2016, o WhatsApp anunciou que o seu aplicativo só funcionaria em smartphones com os sistemas operacionais móveis Android, iOS e Windows.

Com isso, os usuários de BlackBerry e Nokia receberam um aviso prévio de seis meses para buscarem outras alternativas. E esse prazo chega ao fim em 30 de junho.

A partir de 1 de julho de 2017, os usuários do BlackBerry OS, Nokia S40 ou Nokia S60 não mais poderão fazer o download do WhatsApp por vias oficiais, e os servidores do aplicativo deixarão de aceitar conexões oriundas de dispositivos desses sistemas operacionais, tornando assim impossível o envio e recebimento de mensagens.

O WhatsApp justifica sua decisão na impossibilidade de levar todas as suas novidades para essas plataformas. Por outro lado, tais sistemas perdem cota de mercado gradativamente: em 2009, BlackBerry e Nokia (combinadas) contavam com 70% do mercado, e hoje, juntas, ficam com menos de 0,5%.

 

 

Os usuários das duas plataformas só terão como alternativa comprar um iPhone, Android ou Windows Phone para seguir usando o serviço. Mas ainda é possível exportar histórico de chats dos dispositivos, inclusive em formato texto (que não pode ser importado por outro smartphone).

No BlackBerry, a exportação deve ser feita chat a chat. Selecione a conversa, clique no botão BlackBerry no dispositivo e selecione a opção Enviar Conversa por e-mail. Será gerada uma nova mensagem com um arquivo TXT em anexo com toda a conversa.

No Nokia S40 (Nokia Asha 230/500/501/502/503), é possível exportar todos os chats acessando Opções > Ajustes > Ajustes de Chats > Exportar Chats. Aqui será gerado um arquivo TXT na memória do telefone.

No Nokia S60, vá em Opções > Ajustes > Histórico de Chats > Enviar o Histórico de Chats. Aqui, as conversas são anexadas a um e-mail, em um TXT, com um limite de 10 mil mensagens por exportação.

 

Via WhatsApp