650_1000_Ubuntu dogfooding

A Canonical anunciou que as duas primeiras empresas que lançarão modelos comerciais de smartphones com o sistema Ubuntu serão a Meizu e a bq, ainda em 2014.

Por enquanto, não há detalhes concretos sobre o preço, data de lançamento, nem especificações técidas dos smartphones. Porém, devemos ter maiores informações ao longo da Mobile World Congress 2014 em Barcelona. Mark Shuttleworth, CEO e fundador da Canonical, revelou que existem outros dois fabricantes de renome que devem lançar smartphones com o Ubuntu em 2015, mas não entrou em detalhes sobre o assunto.

O que chama a atenção é a presença “limitada” das duas empresas. Por um lado, a Meizu, que se destaca especialmente no território chinês, com pequena presença em outros mercados através de importadores. Por outro, a bq, conhecida na Espanha pelos seus e-readers, tablets e smartphones de entrada. Segundo informa Shuttleworth, estas empresas foram escolhidas pela sua capacidade na hora de lançar dispositivos para mercados e necessidades muito específicas.

O grande desafio da Canonical nesse momento é atrair os desenvolvedores para este ecossistema. Eles esperam ter pelo menos 50 apps móveis funcionando para o final do ano, entre eles Grooveshark, Evernote, The Weather Channel, entre outros.

Ao longo da MWC 2014, teremos mais informações sobre esse assunto.

Via insights.ubuntu.com