A CES 2013 acabou no último domingo, e as principais empresas do setor de tecnologia mostraram as suas últimas novidades a serem adicionadas no mercado para os próximos meses. E essa edição do evento de Las Vegas deixou uma certeza: 2013 será dominado pelos smartphones com grande tela e sistema operacional Android. A seguir, os melhores smartphones da CES 2013.

Lenovo K900

O Lenovo K900 é o primeiro smartphone a incorporar o novo processador de dois núcleos Atom Z2580 da Intel, também conhecido como Clover Trail+, que promete o dobro do desempenho da versão anterior do chip. O dispositivo possui tela IPS de 5.5 polegadas com resolução Full HD (1080p), sistema operacional Android 4.1 Jelly Bean, 2 GB de RAM, câmera traseira de 13 megapixels com flash duplo e câmera frontal de 3 megapixels, com ângulo de visão de 88 graus. Tem previsão de chegada ao mercado para o meio do ano de 2013, mas sem um preço anunciado.

Linha Sony Xperia Z

Os dois novos smartphones da linha mais elevada da Sony com sistema Android são o Sony Xperia Z e o Xperia ZL (esse último será rebatizado no Brasil para Xperia ZQ). O Sony Xperia Z é resistente à água e poeira, roda o sistema Android 4.2 Jelly Bean e conta com um processador Qualcomm Snapdragon S4 Pro, de 1.5 GHz. Na sua tela de 5 polegadas (Full HD 1080p), os consumidores poderão ver as fotos captadas com sua câmera traseira Exmor RS de 13 megapixels.

Já o Sony Xperia ZL, que é praticamente idêntico ao seu irmão maior, conta com um design mais fino por não ser resistente à água e poeira, e conta com materiais de construção ligeiramente mais simples. Os dois dispositivos estarão disponíveis no mercado global no primeiro trimestre de 2013, com preços a serem confirmados. Lembrando: o Xperia ZL vai se chamar Xperia ZQ no Brasil, e está com o seu lançamento em nosso mercado confirmado.

Alcatel One Touch Idol Ultra

A fabricante chinesa apresentou o “smartphone mais fino do mundo” (por enquanto) durante a CES 2013. O dispositivo possui apenas 6.45 mm de espessura, ou seja, é 15% mais fino que o iPhone 5. O Alcatel One Touch Idol Ultra possui uma tela de 4.7 polegadas (AMOLED HD) e câmera traseira de 8 megapixels, além de contar com um processador dual-core de 1.2 GHz, que gerencia o sistema Android 4.1 Jelly Bean. Tem previsão de lançamento para o terceiro trimestre de 2013, e seu preço não foi anunciado.

Huawei Ascend Mate

O novo “phablet” da Huawei tem uma tela HD de 6.1 polegadas (720p) e um modelo de processador por enquanto desconhecido de quatro núcleos, com frequência de 1.5 GHz. O Huawei Ascend Mate conta com câmera traseira de 8 megapixels, câmera frontal de 1.9 megapixels, bateria de 4.050 mAh, que pode oferecer uma excelente autonomia de bateria (levando em conta o grande tamanho da tela), e tudo isso gerenciado pelo sistema operacional Android 4.1 Jelly Bean (mas com atualização para a versão 4.2 garantida no ato do seu lançamento, algo que deve acontecer até o final do primeiro semestre de 2013).

ZTE Grand S

O ZTE Grand S chegou na CES 2013 com o objetivo de se transformar no smartphone mais fino do mundo. Mas não contava com a Alcatel apresentando o One Touch Idol Ultra. Mesmo assim, o dispositivo com Android 4.1 Jelly Bean ainda é muito fino, com uma tela de 5 polegadas (Full HD 1080p), corpo com apenas 6.9 mm de espessura. Não foram reveladas todas as informações sobre o dispositivo, mas especula-se que ele conta com um processador Snapdragon S4 Pro de 1.7 GHz, e câmera traseira de 13 megapixels. O que mais preocupa nesse smartphone é a sua bateria, de apenas 1.780 mAh, o que é considerado muito pouco para um processador potente e uma tela de 5 polegadas.

Esses foram considerados os melhores smartphones da CES 2013, mas não os melhores smartphones do ano. Vale lembrar que, no final do mês de fevereiro, temos o evento que realmente importa para o setor de mobilidade, a Mobile World Congress 2013, em Barcelona. Logo, vale a pena ficar de olho nesse evento, e em outros que vão acontecer ao longo de 2013. Afinal de contas, o ano só está começando, não é mesmo?

Com base nas informações publicadas no Gizmologia