O ano de 2012 foi recheado de grandes lançamentos no mundo dos games, e para todos os gêneros e plataformas. A lista é apenas uma sugestão do que pode ser os dez melhores jogos de 2012. É claro que os títulos podem variar de gosto para gosto, e montar uma lista desse porte é algo muito difícil. Essa lista mesmo foi formada com um “mix” das opiniões de gamers e especialistas no assunto, além da experiência pessoal de quem está escrevendo esse post. Tentamos ser indiferentes em relação à plataforma escolhida, e a própria listagem não está em uma ordem de importância específica.

Preparados? Vamos lá!

1. The Walking Dead

É impossível não começar essa lista sem mencionar The Walking Dead, da Teltale Game. O jogo ganhou diferentes prêmios em 2012, incluindo o título de “game do ano” no Video Game Awards, da Spike TV. Tudo isso por causa da forma como o jogo conta a história de dois sobreviventes ao apocalipse zumbi descrito na popular história em quadrinhos de Frank Darabont.

O game possui uma jogabilidade interativa, baseada em decisões próprias que colocam o jogador na difícil tarefa de tomar a melhor decisão para si e para os seus amigos e entes queridos, onde muitos deles ficarão pelo caminho. a trama e os personagens do jogo são sensivelmente assombrosos, o que torna esse, sem sombra de dúvidas, um dos melhores jogos de 2012.

2. Borderlands 2

Outro grande jogo de 2012 é Borderlands 2, e é um dos favoritos de muitos dos gamers. A sequência do bem sucedido Borderlands, lançado em 2009, conduz o jogador novamente para o planeta Pandora, para aproveitar muitas horas de campanha ao usar um dos cinco personagens disponíveis (ou vários, já que certamente você vai jogar o game várias vezes), desfrutando do melhor modo cooperativo em um jogo no ano, já que toda a campanha pode ser feita com um ou três amigos.

Além disso, sua jogabilidade baseada em disparos (FPS), elementos RPG (subir de nível, personalizar as habilidades do personagem, etc) e busca de tesouros (milhões de cofres no jogo para obter balas, armas e habilidades, além de qualquer inimigo eliminado ser uma fonte de objetos). É um dos jogos mais divertidos para você jogar com os seus amigos, e está disponível para as plataformas PlayStation 3, Xbox 360 e PC.

3. Diablo III

Depois de 12 longos anos de espera, Diablo III chegou ao mundo. Um dos títulos mais esperados do ano (e da década) é uma boa evolução oferecida pela Blizzard para a saga. O game oferece uma aventura cheia de demônios, missões e elementos de evolução do personagem (independente de sua categoria), e obviamente, a obsessão de utilizar os melhores artefatos, e lutar com todo aquele que se atreve a cruzar o seu caminho, clicando milhões de vezes no botão do seu mouse.

O novo Diablo melhora o que já era bom na versão anterior, mas mantendo elementos clássicos do jogo. Mesmo que o seu lançamento tenha enfrentado algumas dificuldades técnicas, é hoje considerado um dos melhores jogos de 2012. Diablo III é exclusivo para PC e Mac.

4. Journey

Não existe uma frase que defina melhor Journey que “obra de arte”. O game é arte pura. O jogo, que foi desenvolvido exclusivamente para o PlayStation 3 pela Thatgamecompanty é uma das melhores experiências em videogames já vistas, contando a história de um viajante mágico que passa por dunas maravilhosas, e tem como objetivo chegar a uma montanha sagrada, vista na linha do horizonte.

No caminho, nos deparamos com muitos viajantes como nós (que são pessoas reais jogando online, só que não tem como conhecer os seus nomes até que o jogador alcance o final do jogo – ou seja, você tem um completo estranho como companhia de viagem). Não dá pra descrever o que se sente quando se joga esse game. Além disos, sua trilha sonora é tão impressionante, que foi indicada ao Grammy Awards 2013.

5. Halo 4

O game Halo 4 tem pouco mais de um mês de mercado. Foi um dos títulos mais esperados dos usuários do Xbox 360, uma vez que oferece a mais nova aventura de Master Chief e suas missões a 10 anos do lançamento do primeiro Halo, um dos jogos mais vendidos do primeiro Xbox, e um dos responsáveis pelo sucesso (limitado) do console. Halo 4 oferece gráficos espetaculares, e uma trama digna da série. Além disso, temos um modo multiplayer excelente, tal como os seus antecessores, que faz desse o jogo mais jogado na Xbox Live. Obviamente, por ser fruto de uma parceria da Microsoft e 343 Industries, é exclusivo para o Xbox 360.

6. Mass Effect 3

A BioWare e a Electronic Arts lançaram no primeiro trimestre de 2012 o game Mass Effect 3, um jogo que encerrava a impressionante história do Comandante Shepard, que lutou contra raças alienígenas, em uma espetacular trama desenvolvida ao longo de três jogos. Mass Effect 3 foi considerado o melhor jogo de RPG do ano no Video Game Awards 2012. Um mix de RPG e ficção científica que chamou a atenção de muitos gamers ao redor do mundo, que equilibrou raciocínio lógico e muita ação, além de um divertido modo multiplayer. Disponível para PS3, Xbox 360, Wii U e PC, a BioWare já promete um “Mass Effect 4”, mas sem Shepard como protagonista.

7. Dishonored

Dishonored é uma outra obra prima da Betheseda. O game apresenta a história do guarda-costas de uma rainha que precisa se vingar de assassinos, além de fazer justiça com as próprias mãos. A história se passa em uma cidade com aparência envelhecida, e ao longo do caminho, você pode adquirir habilidades, magias e poderes especiais. A melhor parte do jogo é que podemos avançar nele na forma que desejarmos, decidindo quem matar, quem não matar, quem perdoar e quem deve morrer da forma mais vil possível.

O game é espetacular. Além disso, não é de estranhar que ele lembra um pouco o game BioShock (ao menos no seu aspecto gráfico), já que os desenvolvedores do jogo estavam envolvidos no desenvolvimento de Dishonored. O jogo está disponível para as plataformas Xbox 360, PS3 e Steam.

8. Guild Wars 2

Muitos consideram esse jogo o melhor game para PC do ano, e que se não fosse por Diablo III, isso seria uma realidade. Guild Wars 2 conduz o jogador novamente para as terras de Tyria, onde viveremos muitas aventuras no estilo MMORPG, com gráficos que ilustam muito bem essa maravilhosa história, a evolução de seus personagens e muito mais. Sem dúvida o jogo promete várias horas de diversão e aventura, sendo esta uma das sequências mais esperadas pelos gamers de PC. Valeu a pena esperar, pois o resultado final é excelente.

9. Minecraft (Xbox 360)

O bem sucedido jogo do estúdio independente Mojang, criado por Markus Perssen, já tem três anos de nascimento, mas foi só em 2012 que Minecraft chegou ao Xbox 360, com um game em formato digital, com a possibilidade de jogar online com os seus amigos e desconhecidos em geral, criando mundos maravilhosos ou sobrevivendo contra zumbis e outras ameaças.

O sucesso do Minecraft para Xbox 360 foi tamanho, que este é um dos jogos mais jogados na Xbox Live em 2012, perdendo apenas para os ultra populares Call of Duty e Halo 4. Mincercraft é um jogo viciante, baseado na construção de mapas e qualquer categoria de objetos,  utilizando materiais em forma de cubos.

10. New Super Mario Bros. U

New Super Mario Bros. U foi aclamado pela crítica, pois combinou a jogabilidade clássica de um jogo do Mario em duas dimensões, com gráficos modernos e uma aventura espetacular digna da saga, que poderemos completar ao contar com opções de controle no Game Pad do Wii U, ou se quisermos seguir jogando do ponto onde estamos diretamente na tela do controle. Não é por acaso que mais essa criação de Shigeru Miyamoto foi considerada o jogo do Wii e Wii U do ano.

Bonus #1: Dawnguard e Dragonborn – TES V: Skyrim

13 meses depois do lançamento de The Elder Scrolls V: Skyrim, e a essa altura, um clássico da Bethesda, seus desenvolvedores prometeram vários pacotes de conteúdos para o jogo, sendo que Dawnguard e Dragonborn são dois DLCs que chegaram em 2012. O primeiro apresenta uma nova linha de missões baseada na história secreta de caçadores de vampiros que chegam a Skyrim para destruir os senhores vampiros, impedindo assim a infestação desses seres no mundo. O segundo apresenta a história do primeiro “Sangre do Dragão”, levando o jogador a uma ilha em Morrowind. Os dois pacotes de conteúdo são ótimos, e oferece muitas horas de jogo para o game, que é considerado um dos melhores RPGs da história. Nenhum deles está disponível para o PS3. Por enquanto.

Bonus #2: Forza Horizon

Não podia fechar a lista sem mencionar o melhor jogo de corrida em 2012. Forza Horizon é um excelente jogo de carros, que oferece diversão, desafio e uma evolução constante do jogador, de acordo com o seu progresso no jogo. Talvez a coisa mais legal do game não é o fato de você poder dirigir (encontrar e tomar também) carros das mais diferentes categorias e períodos, mas a imersão que o jogo faz, com uma regionalização para o português simplesmente impecável. Um jogo de corrida para você passar horas e horas se divertindo, tirando rachas, vencendo corridas, coletando pulseiras para grandes eventos e conquistar carros cobiçados. Mesmo que seja apenas no videogame.