TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Os jogos para smartphones já são a maioria na indústria de games? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Games | Os jogos para smartphones já são a maioria na indústria de games?

Os jogos para smartphones já são a maioria na indústria de games?

Compartilhe

games-moveis-01

Os games móveis são muitas vezes desprezados pelos gamers de outras plataformas tradicionais ou de jogadores mais casuais, mas essa lógica vai mudar. Com os fabricantes investindo mais nas plataformas móveis, a tendência é aumentar a presença desse segmento no setor como um todo, e essa visão vai se tornar rapidamente ultrapassada.

Os dispositivos que as pessoas utilizam para jogar estão cada vez mais potentes, oferecendo assim mais opções para uma maior qualidade e profundidade dos títulos. A capacidade de renderização 3D de um jogo para um smartphone está em níveis revolucionários, permitindo que os desenvolvedores possam criar jogos com o mesmo nível de imersão das suas respectivas versões para o PC.

Durante esse tempo, a demanda por jogos do tipo puzzle (que facilmente vicia os jogadores) foi deixada de lado para dar espaço aos games de RPG e jogos de aventura. Para suprir essa demanda, os estúdios estão produzindo add-ons para jogos famosos de PC, jogos de luta em 3D simples e títulos de exploração de mundo aberto. Estes jogos contam com uma grande vantagem em comparação com os games dos consoles, já que eles são, de um modo geral, gratuitos.

Os desenvolvedores vendem itens adicionais no lugar de cobrar o usuário pelo jogo, algo que agradou a muitos. Jogos que fazem parte da nova geração das mais diferentes modalidades, como esse jogo de bingo móvel, estão capitalizando em cima da fidelidade dos usuários, que podem jogar sem pagar nada, tornando-se assim nomes reconhecidos dentro do segmento.

games-moveis-02

A partir desse modelo de jogo, apareceu a ideia dos jogos do tipo ‘freemium’, que até o ano passado não eram muito conhecidos, mas depois de uma série de histórias mal contadas na imprensa, se tornou um termo familiar. No passado houveram muitas denúncias de casos de crianças que faziam compras nos jogos com as contas dos pais, mas agora esse problema praticamente desapareceu, apesar de muitos ainda serem cautelosos sobre esse formato de jogo.

O jogo ‘freemium’ é gratuito para o usuário iniciar o jogo, mas se eles querem progredir no mesmo – comprando itens limitados ou adquirindo habilidades especiais -, então eles podem pagar uma pequena taxa para os desenvolvedores. Não é uma solução que os gamers mais hardcores concordam, e muitos deles acabam vendo essa estratégia como um ‘atalho rápido’ para concluir o jogo, principalmente quando você não é tão bom assim, já que você pode ignorar as fases mais difíceis. Mas independente se há uma concordância ou discordância na opinião, fato é que os jogos freemium são hoje um grande sucesso, e agora compõem uma parcela significativa do mercado de games.

games-moveis-03

O problema do descontentamento de parte dos jogadores está diretamente relacionado com a perspectiva tomada. Um gamer para PC pode considerar um jogador de dispositivo móvel como alguém menos habilidoso, mesmo que eles passem mais horas jogando. Os usuários móveis estão tomando rapidamente o mercado, e muitos jogadores que não podem pagar ou não se sentem confortáveis utilizando um PC pode simplesmente usar os seus smartphones para se divertir. E isso é algo extremamente democrático.

games-moveis-04

O modelo de venda de jogos móveis continua a evoluir, mas os preços permanecem os mesmos. Ou seja, os títulos para smartphones são geralmente de graça, e quando são cobrados, custam uma pequena porcentagem do preço de um jogo para o PC. Esses jogos podem ser comprados por centavos, e isso faz uma enorme diferença para os jogadores que procuram uma diversão barata em seu smartphone.


Compartilhe