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Os jogos AAA estão encalhados na App Store

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A Apple está enfrentando algumas dificuldades na venda de jogos AAA em seus dispositivos iOS (iPhone). A tendência tem sido observada ao longo do último ano, com vendas abaixo do esperado.

A empresa apostou fortemente na capacidade do iPhone 15 Pro e dos iPads de alto desempenho para rodar jogos de console, mas os resultados estão aquém das expectativas.

O que soa estranho, já que a Apple promoveu os jogos de alta qualidade e demanda gráfica com um dos diferenciais do iPhone 15 Pro. Pelo visto, se deu conta que a missão de promover esses títulos em caros dispositivos não é tão simples.

 

Como está o desempenho de vendas

Jogos como “Assassin’s Creed Mirage”, “Death Stranding” e “Resident Evil” apresentaram vendas muito baixas na App Store. Estima-se que menos de 3.000 usuários compraram a versão completa de “Assassin’s Creed Mirage” por US$ 49,99, e “Resident Evil 4 Remake” teve cerca de 7.000 compras completas.

A tentativa da Apple de se posicionar no mercado de jogos móveis premium com preços elevados está enfrentando resistência dos potenciais clientes e jogadores. A base de dispositivos compatíveis é limitada, afetando a adoção dos títulos.

Além disso, os desenvolvedores de jogos não vão se interessar em dedicar tempo e recursos para criar ou adaptar títulos que serão oferecidos para uma base de usuários que já pequena e, agora, demonstra estar desinteressada por esses jogos.

Ou melhor… não querem pagar para jogar no iPhone.

O mercado de jogos móveis é dominado por títulos gratuitos com microtransações, o que contrasta fortemente com os preços elevados dos jogos AAA.

“Assassin’s Creed Mirage” teve entre 120.000 e 280.000 downloads gratuitos, mas apenas entre 3.000 e 6.000 compras completas.

“Resident Evil 4 Remake” alcançou 357.000 downloads com 7.000 compras completas, enquanto “Resident Evil Village” teve entre 370.000 e 817.000 downloads, mas não passou de 5.750 compras completas até o momento.

 

No final, o preço sempre decide

O preço elevado dos jogos AAA é um dos principais fatores para as baixas vendas. Jogos indie premium geralmente custam entre US$ 5 e US$ 10, alinhando-se melhor com os hábitos de gastos dos jogadores móveis.

A Apple pode precisar reconsiderar sua estratégia de preços ou encontrar formas de agregar valor às versões móveis dos jogos AAA para torná-los mais atraentes. Ou quem sabe simplesmente reduzir os preços dos jogos, pois ninguém gosta de pagar tanto para se divertir dessa forma no smartphone.

Muitos perceberam que a Apple está sendo até um pouco insistente (demais) na promoção da capacidade do iPhone 15 Pro de rodar títulos AAA como parte de sua estratégia para capturar o mercado de jogos móveis premium.

Porém, ninguém está se convencendo disso, e a somatória dos preços elevados com uma base limitada de dispositivos está resultando em um fracasso até inesperado para a Apple e suas pretensões.

Vejamos se a Apple vai mesmo rever a estratégia de jogos AAA no iOS. Se a empresa entender que precisa rever conceitos para se recuperar no segmento, os planos de transformar os futuros iPhones em máquinas de videogames em miniatura continua.

Caso contrário, a Apple vai jogar dinheiro fora pagando para o Hideo Kojima desenvolver jogos complexos para o iPhone.


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