650_1000_mwc-chinos

Os fabricantes chineses mais importantes do momento simplesmente não deram as caras na Mobile World Congress 2015. Xiaomi, Oppo ou OnePlus demonstraram pouco interesse em mostrar os seus produtos no evento de Barcelona.

A Oppo sequer faz menção à MWC 2015 na sua página do Facebook. Já a OnePlus se limita a modificar imagens da concorrência para promover os seus produtos. A única que parece que veio à Barcelona foi a Xiaomi: Hugo Bara e membros de sua equipe foram para o evento, mas a empresa não conta com um stand próprio para promover os seus produtos.

650_1000_oneplus-sex-appeal

Obviamente, outros grandes fabricantes chineses estão presentes na MWC: Lenovo, Huawei e ZTE (por exemplo) anunciaram novos produtos, enquanto que outros como a Meizu, mesmo sem uma presença direta, estavam no evento (via Canonical), com o Meizu MX4 com Ubuntu.

Os casos da OnePlus e da Oppo são significativos, uma vez que as duas contam com um certa presença internacional via lojas online que vendem os seus produtos, ou com formatos mais ‘originais’, como a OnePlus, que distribui em um grande número de países. Seus planos de expansão, tal como ocorre com a Xiaomi, parecem não ser suficientemente sólidos para mostrar os seus produtos em uma feira como a MWC, onde a projeção dessas empresas poderia aumentar de forma notável.