internet

 

A Fossbytes publicou um artigo onde podemos ver um mapa geral que identifica quais são os países que impõem uma maior censura na internet. E temos algumas surpresas nos resultados.

 

A censura acontece até em países ocidentais

 

internet-censorship-world-map

 

Surpreende ver que até em países ocidentais e democráticos vemos um grau de censura relativamente alto, mas nada comparado aos níveis de China, Síria e Irã, o top 3 da censura na internet.

É importante ter em mente que o estudo deixa alguns países de fora (no mapa acima, em cinza), como por exemplo a Coreia do Norte, que com certeza estaria ao lado da China na primeira posição.

 

world-internet-freedom-status

 

De um modo geral, os países verdadeiramente democráticos contam com uma internet bem livre, mas o estudo deixa um dado bem interessante: 67% da população mundial sofre de algum tipo de censura na internet, mesmo que seja uma censura branda.

 

2-4

 

No primeiro mapa, podemos ver o grau de censura dos principais países do mundo. No segundo, aqueles que contam ou não com uma internet livre.

Como vocês mesmos podem ver, no Brasil, temos uma internet PARCIALMENTE LIVRE, e parte da culpa é o tal Marco Civil da Internet, que foi aprovado do jeito que hoje vocês bem sabem como.

A seguir, a lista do top 10 entre os países com maior censura na internet no planeta.

 

1-12

 

Para ler todos os detalhes do estudo, clique aqui.

 

Via Fossbytes