whatsapp-logo-teaser

O WhatsApp ficou no olho do furacão por algumas vezes em 2015. Uma grande quantidade de falhas afetou um número considerável de usuários, e a Panda Security publicou uma compilação com as cinco maiores estafas do WhatsApp nesse ano, de acordo com a repercussão que as mesmas tiveram.

A lista resumida, a seguir:

1. Mensagem de “consiga novos emojis”: um malware que buscava roubar os dados do usuário, pedindo que reenviasse para 10 amigos uma mensagem, com o objetivo de obter novos emojis.
2. Mensagens de voz no WhatsApp: mais original que o item anterior, enviava um e-mail que alertava sobre uma mensagem de voz no WhatsApp. O link na mensagem era malicioso, e buscava infectar o usuário.
3. Enquetes falsas: se propagam através dos próprios usuários, buscando conseguir dados através do prestígio de certas marcas.
4. WhatsApp Azul: foi um dos mais sondados, já que prometia opções de personalização novas, mas na realidade era um serviço de SMS premium.
5. Espie seus contatos: voltou a atacar em 2015, se aproveitando da curiosidade dos usuários, fazendo crer que com o aplicativo poderiam ler as mensagens privadas dos seus contatos.

Essas fraudes não devem significar problemas para qualquer usuário médio, mas hoje o WhatsApp é utilizado por uma enorme quantidade de pessoas que apenas chega ao nível de usuário básico, de modo que é compreensível que os cibercriminosos queiram aproveitar esse potencial.

Via Panda Security