Bill Gates tem como tradição anual revelar os seus cinco livros preferidos do período, em forma de sugestões de presentes para o período natalino.

E o Gates Notes já publicou o vídeo das sugestões de Gates para esse ano. As obras se destacam pela variedade de temas e sua densidade.

 

1. The Best We Could Do, de Thi Bui

Uma graphic novel autobiográfica que segue a vida de uma filha de refugiados vietnamitas que chegaram nos EUA depois da queda de Saigon em 1975.

 

2. Evicted: Poverty and Profit in the American City, de Matthew Desmond

O autor é um sociólogo da Universidade de Princeton, que passou 18 meses vivendo em duas vizinhanças muito pobres em Milwaukee, Wisconsin. Um habitado em sua maioria por brancos, e outro em sua maioria por afro-americanos. Ele faz um registro da vida dos residentes, incluindo os proprietários e inquilinos.

 

3. Believe Me: A Memoir of Love, Death, and Jazz Chickens, de Eddie Izzard

As memórias do comediante, ator, escritor, corredor e ativista. Gates afirma que descobriu recentemente que tem muito em comum com essa peculiar personalidade.

 

4. The Sympathizer, de Viet Thanh Nguyen

Uma novela de ficção histórica, escrita pelo vencedor do Pulitzer. Conta a história de uma agente dupla vietnamita que espiona uma comunidade de refugiados em Los Angeles, em nome do governo do Vietnã do Norte. Mostra os dilemas morais da Guerra do Vietnã a partir de outra perspectiva.

 

5. Energy and Civilization: A History, de Vaclav Smil

Uma revisão da criação e evolução dos sistemas de consumo energético na sociedade durante a história, um tema recorrente entre as obsessões de Bill.