videogames-cartuchos

A internet é um perigo. Você nunca sabe onde pode parar depois de uma série de cliques. Por exemplo, a página britânica da Wikipedia listrou os jogos de videogame mais vendidos em diferentes modalidades, incluindo os jogos mais vendidos da história.

É uma lista que é mais difícil de ser decifrada pelo amigo leitor do que se possa imaginar. Alguns nomes são bem óbvios, mas outros podem surpreender os menos atualizados. Vale lembrar que a lista tem como fator determinante as vendas brutas para cada jogo, independente das plataformas onde ele está presente e das condições em que ele foi distribuído.

Se alguém duvida dos resultados, as referências, apesar de não serem infalíveis, são claras, e coincidem com a dos medidores com maior credibilidade, como é o caso do VGChartz.

Lista a seguir.

Super Mario Bros.

super-mario-bros

Super Mario Bros foi lançado em 1985, exclusivamente para o NES 8 bits. Mesmo assim, conseguiu vender mais de 40 milhões de cópias. Seu segredo foi vir junto com o console, mas esse fato não tira o seu mérito por dois motivos: é um dos jogos mais populares da história, e estandarte do gênero de jogos clássicos de plataforma, permanecendo como jogo mais vendido por 30 anos.

 

Grand Theft Auto V

gtav

O que dizer de GTA V? Anunciado em 2011 e lançado em 2013, está presente nos consoles PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One, além do Windows. Com isso, acumulou mais de 60 milhões de unidades vendidas. É o único jogo dessa lista que também aparece na lista dos 10 melhores jogos de todos os tempos (de acordo com a crítica).

 

Minecraft

minecraft

Minercraft, com mais de 70 milhões de cópias vendidas até agora desde o seu lançamento em 2009, é um caso especial. O jogo de Markus ‘Notch’ Persson, criador do estúdio Mojang AB que continua o seu desenvolvimento, foi parar na carteira de produtos da Microsoft, sendo uma verdadeira revolução no mundo dos videogames. Minercraft explorou bem o fenômeno dos sandbox de construção, e está presente em basicamente todas as principais plataformas computacionais (Windows, OS X, Linux, Xbox 360, Xbox One, PlayStation 3, PlayStation 4, Android, iOS, Windows Phone, Raspberry Pi, PlayStation Vita, Wii U).

 

Wii Sports

wiisports

O jogo mais vendido da penúltima geração de consoles da Nintendo. Ajudou a mostrar um novo estilo de jogar videogame, e o Wii Sports foi um forte aliado do Nintendo Wii. O resultado: mais de 80 milhões de cópias vendidas. Sim, o jogo acompanhava o console (com exceção do Japão).

 

Tetris

tetris

Tetris é o jogo mais vendido da história, e não é por pouco. E não, não estamos falando do clássico que quebrou todos os recordes no Game Boy (que está na sétima posição dessa lista), mas sim da versão digital que começou a ser comercializada em 2006, passando por quase todas as plataformas móveis. Suas vendas são de mais de 425 milhões de cópias (em 2014).

 

O mais surpreendente disso tudo não são os jogos que compõem a lista ou os que os seguem, mas sim as poucas coincidências com os rankings que refletem a qualidade dos jogos. Por exemplo, há alguns meses a Capcom revelou os seus jogos mais vendidos, e de forma surpreendente, nenhum deles alcançou os 50 primeiros no ranking.

Via  Wikipedia