cibercrime-1024x682-e1384885416987

Durante os últimos anos, testemunhamos alguns dos ataques cibernéticos mais graves de toda a história da tecnologia, uma realidade que demonstra basicamente que nada nem ninguém está a salvo, e que a guerra tecnológica tem um papel cada vez mais importante em todo o planeta.

Levando em conta a importância que estes acontecimentos tiveram, temos aqui uma lista dos cinco ataques cibernéticos mais importantes dos últimos anos.

 

O caso Hacking Team

Um dos mais recentes e o mais grave de todos. O Hakcing Team se dedica a comercializar ferramentas de vigilância e espionagem que inclui diversos tipos de malware. Tais ferramentas também aproveitam diversas vulnerabilidades presentes, tanto nos sistemas operacionais como em diferentes componentes e plugins, e todos vazaram na internet por conta do ataque sofrido.

Além disso, o Hacking Team também viu comprometidos seus próprios documentos e informações privadas no ataque, um detalhe que mostra o poder devastador desse ataque.

 

Ashley Madison: uma questão de karma?

Os infiéis que buscavam uma aventura secreta no site Ashley Madison foram surpreendidos com um ataque que revelou dados dos seus mais de 37 milhões de usuários, que primeiro apareceram na Deep Web, para depois se tornarem públicos na grande rede.

The Impact Team é o grupo responsável por esse ataque, que segundo alguns veículos e especialistas, foi gerenciado e desenvolvido de dentro da própria Ashley Madison. E a lição que esse incidente deixa é bem clara: nenhum site é capaz de garantir uma proteção absoluta dos seus dados pessoais.

 

O ataque à Sony Pictures

O filme ‘A Entrevista’, que faz uma sátira à figura do ditador norte-coreano Kim Jong-Un, desencadeou um terrível ataque onde alguns apontavam o próprio governo da Coreia do Norte como seus autores, enquanto que outros indicavam como responsáveis alguns antigos funcionários da Sony.

Como resultado do ataque, as atividades da Sony foram temporariamente interrompidas, além do vazamento de uma grande quantidade de dados de todos os tipos, incluindo dados financeiros, e-mails privados de atores e outros. O desastre não só gerou importantes perdas para a Sony, como também danificou a sua imagem pública, apesar do evento ter contribuído para aumentar o interesse no filme ‘A Entrevista’.

 

The Fappening

Imagens privadas com conteúdo sexual de celebridades como Jennifer Lawrence, Kim Kardashian, Kirsten Dunst e Avril Lavigne (entre outras) foram parar na internet. As imagens foram obtidas por conta de uma vulnerabilidade no iCloud, serviço de armazenamento na nuvem da Apple.

Neste caso, os ataques de força bruta conseguiram algo impensável, oferecendo uma boa dor de cabeça para algumas das figuras mais populares do momento.

 

O hacking de carros inteligentes

Não foi um ataque no sentido estrito do termo, mas vale a pena incluir esse aqui na lista por conta do grande impacto obtido, já que resultou na devolução de 1.4 milhão de unidades do Jeep Cherokee. A tecnologia automotiva permitiu avanços importantes, mas a mesma implica novos riscos que podem ser enormes, afetando não só aos automóveis, mas também a vida dos seus ocupantes.