Windows 3.1

 

No último final de semana, o Windows 3.1 completou 25 anos de vida. Mas não se deixe enganar pelos números: ele não é mais um jovenzinho no mundo da tecnologia. Muito pelo contrario.

Para a velocidade da evolução tecnológica atual, ele é um veterano. Podemos afirmar sem medo de errar que o Windows 3.1 é um avô tecnológico.

Essa é uma das versões mais bem sucedidas do sistema operacional da Microsoft, já que assentou muitas das bases dos conceitos funcionais que utilizamos hoje no Windows. Além disso, marcou um avanço importante em uma época onde os 16 bits dominavam, mas já se esboçava a chegada dos 32 bits no universo computacional.

O Windows 3.1 não tinha um botão Iniciar e nem mesmo uma barra de tarefas, mas era um sistema operacional muito completo, com tudo o que é necessário para poder trabalhar diretamente e sem esforço. Também trazia o clássico Campo Minado, além de permitir utilizar o sistema de “arrastar e soltar” no gerenciamento de arquivos, o que facilitou e muito a cópia e transferência de arquivos armazenados no computador.

Também é importante lembrar que o Windows 3.1 foi o primeiro sistema operacional da Microsoft a ser distribuído em CD-ROM, e que foi o antecessor do Windows 95, versão que mudou o mundo, criando assim o termo “gigante de Redmond”.

Veja a seguir o vídeo promocional do Windows 3.1.

 

 
Via Neowin