wp-frente-ios-1

Enquanto o Android e o iOS travam uma batalha pela liderança do mercado mobile, o Windows Phone tenta se consolidar na terceira posição do segmento, apesar do fato que (de alguma forma bem estranha) o BlackBerry OS tenta sobreviver na disputa. Porém, se no mundo todo o iOS se mostra sólido na segunda posição, em alguns países ele já foi ultrapassado pelo Windows Phone. E não são poucos.

Um infográfico elaborado pela empresa Fortumo mostra de forma detalhada os países onde o Windows Phone já supera o iOS. Eles coletaram dados oferecidos pela Kantar Media, IDC e Microsoft para a produção do infográfico, e no estudo, vemos como de sete países onde o Windows Phone superava o iOS na cota de mercado em março de 2013, nove meses depois (dezembro de 2013), esse número passou a ser de 24 países. Três vezes mais.

O mapa não mostra zonas concretas do planeta onde o Windows Phone possui uma vantagem mais destacada sobre o iOS, mas é possível afirmar que isso acontece em locais como leste da Europa e América Latina, além de estabelecer vantagem em países como Índia, África do Sul, Egito, Arábia Saudita e Finlândia.

Na Europa, países importantes como Itália e França também são mercados onde o Windows Phone supera o iOS, mas com uma distância reduzida em 11% em nove meses. Na Espanha, os dois sistemas empataram em 4.6%, ficando muito atrás do Android.

O infográfico também destaca a diferença de preço entre os dispositivos dos dois sistemas e a possibilidade de fazer compras de apps com pagamento pela fatura da operadora, e revela que o potencial de pagamento nessa modalidade ainda é baixa.

Com tudo isso, podemos afirmar que a evolução do Windows Phone ainda é lenta, e o sistema está bem longe de ser uma ameaça ao segundo posto do iOS a nível global, ainda mais quando olhamos para os principais mercados como os Estados Unidos, onde a diferença a favor do sistema da Apple é de mais de 30 pontos.

Infográfico a seguir.

wp-frente-ios-infografia

Via PhoneArena, Fortumo