PS3

 

Nada nessa vida é eterno. O PlayStation 3 (PS3) vai ser descontinuado do mercado em breve. Logo, vale a pena recordar quais foram os melhores jogos para o console.

O ciclo de vida do PS3 durou mais de 10 anos (foi lançado em novembro de 2006), um tempo relativamente longo. O dispositivo deixará de ser fabricado nesse mês de março, mas ao longo do seu tempo de vida ele recebeu lançamentos exclusivos com certa regularidade. Não que a lista a seguir só conte com os jogos exclusivos do console, mas apenas achamos interessante pontuar isso para vocês.

Todo mundo tem critérios para definir o que é melhor para você. Nesse caso, o critério é uma combinação dos dados de vendas com as notas registradas no site Metacritic (com avaliações dos usuários).

São 11 jogos. A saber.

 

 

1. The Last of Us

 

Não foi o mais vendido, mas sim o terceiro mais vendido, com 7 milhões de cópias, mas conquistou tanto os usuários (média de 9.1) como a crítica (90/100 no Metacritic).

 

 

 

2. Grand Theft Auto V

 

Para os usuários, foi um jogo notável (8.2) e para os críticos, quase perfeito (97/100). Foi o mais vendido da história do PS3, e o segundo jogo mais caro da história a ser produzido. É o ápice de uma saga de jogos que começou em 1997.

 

 

3. Metal Gear Solid HD Collection

 

A compilação lançada pela Konami com os jogos Metal Gear Solid 2, Metal Gear Solid 3 e Metal Gear Solid: Peace Walker não está entre os jogos mais vendidos, mas seu quarto jogo, Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots, com mais de 6 milhões de unidades, sim. A coletânea é muito bem avaliada pelos gamers (9) e pelos críticos (89/100).

 

 

4. Red Dead Redemption

 

Fãs e críticos aclamaram esse jogo (8.9 e 95/100, respectivamente). Não está no top 10 entre os mais vendidos, mas a trama como um todo, que questiona o sistema de moralidade resultou em mais um grande sucesso da Rockstar.

 

 

5. Batman: Arkham Asylum

 

Também não está entre os mais vendidos do PS3, mas ofereceu boas qualificações entre os usuários (8.9) e os críticos (91/100). O curioso é que os críticos avaliaram melhor o jogo anterior da série, Arkham City, mas os usuários preferiram esse game. E como aqui os gamers contam com mais peso…

 

6. Demons’s Souls

 

Considerado um sucessor espiritual da saga King’s Field, este RPG de ação da From Software obteve boas notas dos usuários e dos críticos do Metacritic (8.9 e 89/100, respectivamente), vendendo 1.7 milhão de cópias. Foi melhor na avaliação que Dark Souls II, mas vendeu um pouco menos.

 

 

7. Ratchet & Clank Future

 

Com notas de 8.8 e 89/100 dos fãs e dos críticos, alcançou vendas de 1.25 milhão de cópias. Foi bem a ponto de fazer o terceiro jogo da franquia ser tão bem avaliado quanto este.

 

 

8. Uncharted 2

 

Os gamers do PS3 que passaram pelo Metacritic gostaram do jogo (8.8), mas os críticos gostaram muito mais (96/100). Superou em vendas Uncharted 3 “por pouco” (6.6 milhões de unidades, contra 6.5 milhões). Ao lado de The Last of Us, é uma das sagas mais icônicas do PS3.

 

 

9. BioShock Infinite

 

O terceiro jogo da franquia BioShock recebeu a melhor pontuação no Metacritic, com 8.5 dos gamers e 94/100 dos críticos. Não entra no top 30 dos mais vendidos do PS3, mas sua trama é realmente memorável para muita gente.

 

 

10. Gran Turismo 5

 

É o segundo jogo mais vendido para o PS3, com 11.94 milhões de unidades, batendo recordes e sendo o mais vendido da história do console em fevereiro de 2011. Gran Turismo 5 Prologue e Gran Turismo 6 também estão entre os mais vendidos (5.35 milhões e 5.06 milhões, respectivamente), e GT5 tem boas notas no Metacritic (7.5 dos fãs, 84/100 dos críticos). São 1.031 carros, incluindo Ferraris, karts, carros da NASCAR e um editor de circuitos, além de um sistema dinâmico meteorológico e transição entre dia e noite.

 

 

11. Call of Duty: Modern Warfare 2

 

O sexto jogo da saga da Infinity Ward é um dos jogos mais vendidos de todos os tempos (4.5 milhões). Dentro do top 30 ainda temos Call of Duty: Black Ops, Call of Duty 4: Modern Warfare e Call of Duty: World at War. No Metacritc, não há uma concordância de opiniões entre críticos (94/100) e gamers (6.3).