AppsMoveis

A Nielsen publicou os dez aplicativos móveis mais populares de 2015 por usuários ativos. Não será uma surpresa para ninguém ver que apenas três empresas estão presentes no Top 10.

O relatório é baseado em pesquisa realizada com 30 mil internautas dos Estados Unidos, através de uma ferramenta de medição eletrônica instalada (com a permissão do usuário) nos smartphones de 9 mil usuários. Um termômetro bem ajustado para o país, mas que pode ter variação em nível mundial, já que outros aplicativos muito populares (como o WhatsApp, por exemplo) fatalmente estariam na lista.

O Facebook se aproveita do potencial de ser a maior rede social do planeta e dos seus mais de 1.5 bilhão de usuários para assumir a liderança entre os aplicativos mais populares entre as redes sociais, e do seu aplicativo dedicado à fotografia, Instagram.

A Google, como gigante da internet, é responsável pelo sistema operacional móvel que monopoliza o mercado, com vários aplicativos na lista, como YouTube, Google Search, Mapas, Gmail e outros. Por fim, a Apple é a segunda maior vendedora mundial de smartphones, e inclui os seus aplicativos de música e mapas no final do Top 10.

AppMoviles

A Nielsen também publicou dados de penetração de smartphones nos Estados Unidos, que se eleva aos 80%. No terceiro trimestre de 2015, Android e iOS dividem com a maioria do mercado, deixando apenas 4% para a Microsoft, BlackBerry e outros. Os dados do iOS não correspondem com sua cota mundial, mas vale a pena mencionar que nos EUA a Apple tem um grande mercado, algo que se reflete no seu sucesso de sua loja online, rentabilidade e aplicativos.

AppMoviles_2

Ao mesmo tempo, a fatia do Android nos EUA em relação aos 80% de cota mundial é algo significativo. A única correspondência que vemos entre os dois grupos está nos 2% de mercado da Microsoft, muito pouco para o potencial que essa gigante de software possui.

Via Nielsen