YouTube-MC

Em 23 de abril de 2005, foi publicado no YouTube o vídeo ‘Me at the zoo’, que entrou para a história por ser aquele que inaugurou a plataforma de vídeos mais popular do planeta.

O vídeo tem apenas 18 segundos, e foi enviado por Jawed Karim, um dos três co-fundadores do YouTube, que tiveram a ideia do site quando trabalhavam para o PayPal. Da ideia original, pouca coisa ficou, e quando os usuários começaram a colocar links do YouTube em suas páginas no MySpace, o tráfego do site simplesmente disparou.

No final de 2005, o YouTube já registrava 50 milhões de visualizações diárias. Um ano depois, já eram 2 bilhões de visualizações diárias, ficando entre os 10 portais mais visitados nos Estados Unidos.

No outono de 2006, o Wall Street Journal publicou de forma exclusiva que o Google estava com planos de comprar o YouTube. A informação foi inicialmente negada pelos dois lados, mas uma semana depois, a compra foi confirmada, por US$ 1.65 bilhão.

Desde então, o crescimento do YouTube foi algo explosivo, alcançando o 1 bilhão de usuários mensais. Porém, o negócio ainda é deficitário no que se refere ao ingressos publicitários.

O próximo passo para fazer o YouTube gerar receitas será a assinatura para a oferta de vídeos sem publicidade, além de permitir o armazenamento de vídeos offline em dispositivos móveis por US$ 10/mês.

E pensar que tudo isso começou em um zoológico…