TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Orquestra troca partituras de papel por tablets Galaxy Note 10.1 (com vídeo) | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Notícias | Orquestra troca partituras de papel por tablets Galaxy Note 10.1 (com vídeo)

Orquestra troca partituras de papel por tablets Galaxy Note 10.1 (com vídeo)

Compartilhe

Se você ainda usa as partituras feitas de papel para executar músicas, sinto em lhe dizer, mas você está velho e ultrapassado. Faz um certo tempo que muita gente especula a possibilidade de substituir páginas e páginas de partituras de papel por um simples, moderno e eficiente tablet, e isso finalmente aconteceu. A Orquestra Filarmônica de Bruxelas (Bélgica) decidiu abandonar todo o calhamaço de papel cheio de notas, e passou a adotar tablets Galaxy Note 10.1 em suas execuções musicais, e contou com uma mãozinha da Samsung para isso.

O administrador da orquestra, Gunther Broucke, explica que sua instituição musical sempre está buscando soluções para não apenas melhorar a sua performance, mas também para inovar no seu processo de executar as músicas. O processo de organização e distribuição de partituras para toda a orquestra é algo que consome muito tempo. E a Samsung viu nessa busca da orquestra uma excelente oportunidade de fazer um marketing positivo dos seus produtos. Por isso, fez a doação de 100 unidades do tablet Galaxy Note 10.1, com um software especialmente desenvolvido para a orquestra.

Com o uso dos tablets, a Filarmônica de Bruxelas vai economizar aproximadamente 25 mil euros anuais em cópias impressas de partituras, uma vez que o Galaxy Note é considerado um produto perfeito para os músicos, dentro dos seus propósitos de verificação e edição musical. Através do software instalado no tablet, o regente pode, por exemplo, fazer anotações ou alterações na sua partitura, e automaticamente enviar essas modificações para os músicos, que vão receber essa alteração ao mesmo tempo. Economia de papel e de tempo para todos.

Os tablets fornecidos para a orquestra também podem funcionar em modos especialmente preparados para a utilização em concertos, que previne a mudança de página não intencional, ou o acionamento do zoom no meio da apresentação. Notificações e outras distrações que podem induzir o músico ao erro também são desativados. Afinal de contas, ninguém vai querer a mãe chamando no Skype enquanto você executa alguma peça de Haendel, certo?

No vídeo abaixo, você poderá ver um pequeno trecho demonstrativo sobre o projeto patrocinado pela Samsung.


Compartilhe