oppo-protótipo

A Oppo acaba de surpreender a muita gente ao apresentar o seu primeiro protótipo de smartphone dobrável, e pode marcar a volta dos dispositivos do tipo concha (ou flip, ou folder, ou clamshell).

Na década de 1990 e começo dos anos 2000, o design que dominava nos celulares é o flip. Mas a chegada das telas touch fizeram esse formato desaparecer, apesar de algumas tentativas na Ásia insistirem nesse conceito. Agora, com a proximidade das telas flexíveis, a proposta pode voltar no futuro.

Samsung e LG foram as empresas mais ativas no desenvolvimento de telas flexíveis, mas com poucos designs dobráveis, com a maioria sendo enroláveis. O protótipo da Oppo foi mostrado em um evento privado, e seus detalhes são desconhecidos. Porém, a única imagem pública do protótipo mostra que o seu tamanho se aproxima mais de um tablet, e ao ser dobrado seu tamanho se reduziria para um formato mais portátil.

Diferente dos projetos apresentados por LG e Samsung onde só vimos a tela em funcionamento, a Oppo apresenta parte do dispositivo, onde a tela está integrada a um sistema de duas peças unidas por uma dobradiça, rodando o sistema Android com a personalização ColorOS. Será interessante ver se o conceito possui alguma capacidade de dividir o conteúdo em duas partes, ou aportar um valor adicional ao sistema dobrável.

O mais atraente de tudo isso é o fato da Oppo ter começado a experimentar com novos formatos e telas. Agora, resta esperar por informações oficiais do fabricante, já que é impossível determinar as possibilidades de um novo dispositivo baseado em apenas uma foto.

Via Slash Gear