650_1000_ophone

Já vimos muitos aplicativos de mensagens para smartphones, e de todos os tipos e formatos. Porém, também vimos uma série de limitações na hora de receber certas informações. Por exemplo… como enviar um odor para alguém? Tá, entendo que não é uma necessidade para a maioria dos usuários, mas tem sempre alguém que quer ter essa opção.

O oPhone é, segundo os seus idealizadores, um sistema de comunicação através de vapores. Conectado via Bluetooht, o sistema envia os oNotes, que são combinações de 300 mil odores diferentes, etiquetados com uma foto que podemos compartilhar nas principais redes sociais. Para receber o cheiro, é preciso adquirir o dispositivo vendido pela empresa.

O funcionamento é simples: você escreve a mensagem ou registra uma foto, e na sequência, escolhe entre 32 odores e oito matrizes diferentes, o que permite as tais 300 mil combinações de odores. Vários tipos de cheiros podem ser combinados na hora do envio da mensagem.

O projeto começa a buscar recursos no Indiegogo, e por enquanto, só pode ser utilizado com o iPhone. Os criadores querem criar pontos gratuitos para testar o produto em locais selecionados dos Estados Unidos.

Por trás dessa tecnologia temos dois professores da Universidade de Harward, David Edgard e Rachel Field. O Instituto Wyss (que também atua como parceira do projeto) é especializado em tudo o que é relacionado com a biologia e a tecnologia. Veremos o quanto esse projeto pode avançar, e quando que o produto estará disponível para o consumidor final.

Via oPhone